Once upon a time... As contribuições da contação de histórias para o ensino interdisciplinar de inglês por meio da abordagem CLIL
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2024-02-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Minorelli, Aline
Orientador
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Aparício, Ana Silva Moço
Aparício, Ana Silva Moço
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A aprendizagem de línguas estrangeiras tem se mostrado cada vez mais relevante na
sociedade contemporânea, em que a globalização e a internacionalização das
relações comerciais e culturais tornaram o conhecimento de uma segunda língua uma
habilidade essencial para a formação de profissionais competentes e cidadãos
globais. Nesse contexto, o ensino de inglês como língua estrangeira tem ganhado
destaque nas escolas de todo o mundo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar
as contribuições da contação de histórias para o ensino interdisciplinar de inglês, por
meio da abordagem CLIL, no contexto da Educação Infantil e os objetivos específicos
são: conhecer a relevância da contação de histórias para o ensino de inglês na
Educação Infantil; identificar e analisar situações didáticas do ensino de inglês, por
meio da contação de histórias, considerando a abordagem CLIL, partindo da hipótese
de que a contação de história pode ser um recurso pedagógico eficaz para promover
a integração do conteúdo curricular com o ensino da língua estrangeira. A metodologia
escolhida para confeccionar esta dissertação foi a pesquisa qualitativa, pois, em
educação, é uma abordagem metodológica que busca compreender e interpretar os
fenômenos educacionais por meio da análise de dados não quantitativos. Ao contrário
da pesquisa quantitativa, que se concentra na mensuração numérica e na
generalização de resultados, a pesquisa qualitativa se concentra na compreensão em
profundidade, na interpretação e no significado dos fenômenos sociais e
educacionais. A proposta foi estruturar as aulas em uma sequência didática que
permitisse organizar o tempo didático para enfatizar o processo de aprendizagem,
favorecendo a edificação de conhecimentos mais detalhados e aprendizagens com
maior complexidade e significado. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de
Jardim II e envolveu a participação desta professora/pesquisadora e 13 crianças.
Todas as crianças envolvidas no estudo são de nacionalidade brasileira e têm o
português como língua materna, sendo monolíngues. Embora não possuam fluência
em nenhum outro idioma, esses estudantes possuem conhecimentos básicos de
inglês adquiridos em aulas de 50 minutos, uma vez por semana, desde o Jardim (3
anos de idade). Após a definição dos objetos do conhecimento e a concordância com
o cronograma da escola, as aulas foram preparadas e ministradas pela pesquisadora,
seguindo o horário definido pela grade curricular do Colégio para o componente de
Inglês, que segue o que é determinado pela legislação. Com o objetivo de criar
atividades em que há uma intencionalidade educativa definida e uma organização
para que o participante seja o protagonista da sensibilização, da construção de sua
compreensão, da análise subjetiva e da ação processual concebida, a pesquisa
propôs e realizou 11 aulas para a análise da abordagem CLIL. De um modo geral, os
resultados foram considerados totalmente positivos. A participação da criança como
membro de grupo social é importante para explorar a imaginação, a memória e o
registro de suas experiências. A aplicação da abordagem CLIL se mostra pertinente
no contexto do ensino de língua inglesa na fase inicial da educação, trazendo
vantagens tanto do ponto de vista linguístico quanto cognitivo para o desenvolvimento
infantil. No entanto, é crucial atentar para a falta de uniformidade na preparação dos
professores de língua inglesa, no Brasil.
Descrição
Palavras-chave
língua inglesa , abordagem CLIL , educação infantil , sequência pedagógica