O livro literário na educação básica: análise de diretrizes de ensino pela historiografia da linguística

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Tipo
Tese
Data de publicação
2024-02-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Brito, Bruna Perrella
Orientador
Batista, Ronaldo de Oliveira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Casagrande, Nancy dos Santos
Elias, Vanda Maria da Silva
Moraes, Jorge Viana de
Programa
Letras
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças que ocorreram no gênero discursivo projeto de leitura / material do professor para livros de literatura, ao longo de duas décadas (de 1999 a 2023), utilizando como instrumental de análise a teoria da Historiografia da Linguística, que nos permite considerar as mudanças que ocorreram nesse gênero do discurso durante o período escolhido. Vamos utilizar o conceito de camadas de conhecimento em Historiografia da Linguística como proposto por Pierre Swiggers (2020) (a primeira camada é a teórica; a segunda é a técnica; a terceira é a documental; a quarta é a contextual-institucional). O material escolhido para essa análise foi produzido pela Editora FTD para o mercado privado de escolas e também para a inscrição de livros de literatura no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, conhecido por sua sigla PNLD. A trajetória desse trabalho irá passar pela pesquisa histórica em pelo menos dois campos: 1) o do surgimento dos materiais de apoio ao trabalho de literatura em sala de aula e suas mudanças ao longo dos anos, e 2) o estudo das documentações existentes nesse período (editais, relatórios e documentos educacionais). O objetivo geral da análise é observar e descrever o material selecionado — projetos de leitura, materiais do professor de PNLD, editais de compras de livros e documentos educacionais (PCN e BNCC); seguido pelos objetivos específicos, que são analisar esse material, levando em consideração a questão do gênero do discurso; e interpretar os resultados encontrados depois da descrição e da análise. Ao final, veremos que gênero discursivo se tornou o material de apoio dos livros de literatura, que visão de ensino de literatura ele reflete, mostraremos algumas ideias do que esperar do ensino de literatura a partir da pesquisa, pensando sobre o papel do professor de literatura nesse cenário. Nossa tese é a de que os editais de compra governamentais, ao estabelecerem um formato fixo para os materiais do professor, com conteúdo obrigatório que deve aparecer neles para que os livros sejam aprovados nos PNLDs, estão estabelecendo não só uma mudança significativa no gênero discursivo material do professor para livros de literatura na Educação Básica, como também definindo como a literatura será ensinada nas escolas públicas e, acima de tudo, apontando para uma falha na formação desses profissionais para o trabalho com o livro literário.
Descrição
Palavras-chave
historiografia da linguística , PNBE , PNLD , material do professor , ensino de literatura
Assuntos Scopus
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