Expressões culturais e artísticas em contexto escolar: um estudo de caso na Escola Municipal Francisco Meireles, na sede da Missão Evangélica Caiuá, em Dourados/MS
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-08-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Castro , Emma Erben de
Orientador
Coutinho, Suzana Ramos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Schwartz , Rosana Maria Pires Barbato
Brito, Ênio José da Costa
Brito, Ênio José da Costa
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho investiga as expressões culturais e artísticas em contexto escolar, com a intenção de perceber a maneira como a escola aborda estas características nas propostas pedagógicas em que a população escolar é indígena quase em sua totali dade. Os educandos são provenientes das três etnias principais que se encontram na RID – Reserva Indígena de Dourados/MS: Terena, Guarani e Kaiwá. Por meio de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Francisco Meireles, em Dourados. A metodologia aplicada incluiu entrevistas com questões abertas a 8 (oito) professores e um formulário com questões fechadas a 12 (doze) professores da escola, além da observação, consulta de documentos, publicações impressas, virtuais e fotografias. Os resultados evidenciam que atualmente há uma tímida ação intencional voltada a fortalecer os valores culturais e artísticos étnicos, com exceção de programações comemorativas pelo Dia dos Povos Indígenas, além de revelar que em épocas passadas já houve ações maiores neste sentido. A ausên cia do ensino da língua materna, oral e escrita, é uma grande lacuna apontada pelos entrevistados. Esta dissertação contribui no campo dos estudos culturais, artísticos e educacionais, pois propõe uma reflexão sobre a necessidade de encontrar mecanis mos que facilitem maiores espaços curriculares e ambientes físicos para a realização de projetos que incentivem iniciativas coletivas para a revitalização de manifestações culturais e artísticas como também a afirmação identitária das novas gerações, sem deixar de considerar a adaptação ao mundo contemporâneo e às novas tecnologias e a possibilidade de transitar com ousadia no mundo globalizado.
Descrição
Palavras-chave
Kaiwá , cultura e arte , educação étnica , Missão Caiuá , valores indígenas