O ciclo do valor de bares e restaurantes na cidade de São Paulo: uma análise dos efeitos da pandemia de covid-19

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Tipo
TCC
Data de publicação
2022-12-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Martinez, Fernanda Marques
Simoes, Gabriel Grigorine
Cavalheiro , Lucas Mancebo Couto
Predolin, Tatiane Nogueira
Orientador
Meirelles, Dimaria Silva e
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Programa
Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender os impactos da pandemia de COVID-19 no modelo de negócio das redes de bares e restaurantes na cidade de São Paulo do ponto de vista da criação de valor: pela definição de qual serviço oferecido; configuração de valor: quais recursos, atividades e oportunidades serão implementadas para uma melhor eficiência; e apropriação do valor: saber quais possibilidades em adquirir vantagem competitiva, além de envolver a inovação Adotou-se um modelo em que pôde-se analisar de maneira completa os períodos de antes e durante a pandemia. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada na realização de entrevistas com quatro empresas do setor, de regiões e categorias variadas. Como resultado, identificou-se como a pandemia afetou esses comércios, que tiveram que se adaptar rapidamente ao novo momento, com a maioria se convertendo ao modelo de delivery e tendo uma redução em sua estrutura. Porém, com o fim das restrições, foram novamente retomando seu espaço.
The objective of this work is to understand the impacts of the COVID-19 pandemic on the business model of pubs and restaurants chains in the city of São Paulo, from the point of view of value creation: by defining which service is offered; value configuration: which resources, activities and opportunities will be integrated for better efficiency; and appropriation of value: knowing what possibilities to acquire competitive advantage, in addition to involving innovation A model was adopted in which the periods before and during the pandemic could be fully analyzed. From a methodological point of view, a qualitative approach was adopted, based on interviews with four companies in the sector, from different regions and categories. As a result, it was identified how the pandemic affected these businesses, which had to adapt quickly to the new moment, with most converting to the delivery model and having a reduction in their structure. However, with the end of restrictions, they were again resuming their space.
Descrição
Palavras-chave
bares , restaurantes , covid-19 , pandemia , ciclo do valor , pubs , restaurants , covid-19 , pandemic , cycle of value
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