Brincar na educação: análise de práticas brincantes no ensino fundamental

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-08-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Dada, Tais Cristina de Assis
Orientador
Souza Neto, João Clemente de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Silva, Márcia Tostes Costa da
Silva, Paulo Fraga da
Másculo, José Cássio
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as razões pelas quais a brincadeira surge apenas em determinados momentos na escola e na prática pedagógica dos professores. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso em uma Escola Municipal na cidade de São Paulo, no qual sete professoras participaram de entrevistas e colaboraram para a pesquisa. Através da análise das respostas das docentes, foi possível constatar as dificuldades enfrentadas para incorporar o brincar como um instrumento potencializador das aprendizagens e do desenvolvimento integral das crianças na prática pedagógica dos professores. A pesquisa visa contribuir para a compreensão dessas dificuldades e para a busca de soluções que promovam uma maior valorização e inserção do brincar no contexto educacional.
Descrição
Palavras-chave
brincar , brincadeiras , práticas pedagógicas , planejamento docente
Assuntos Scopus
Citação