O paradigma democrático de gestão escolar das escolas públicas da rede municipal de ensino de Campo Formoso : a percepção dos professores e gestores
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-08-28
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lordêlo, Adilson Carvalho
Orientador
Vieira, Marili Moreira da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Oliveira, Lamartine Gaspar de
Barbosa, Susana Mesquita
Barbosa, Susana Mesquita
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de compreender como os professores da rede municipal de ensino do município de Campo Formoso, avaliam o paradigma democrático de gestão escolar proposto pelas políticas públicas, identificar o que professores da rede municipal de ensino compreendem por paradigma democrático de gestão escolar, verificar como os professores do município avaliam a ação de inconstitucionalidade que impede eleições diretas para diretor (a) das escolas no município e conhecer as repercussões e implicações das decisões e orientações de gestores não formados no ambiente escolar na dimensão pedagógica da comunidade escolar. Para tanto, buscamos compreender a visão que professores da rede de Educação Municipal de Campo Formoso, têm acerca do modelo de gestão escolar democrático desta unidade da federação, situada na micro região norte do estado da Bahia, conhecida como Piemonte Norte do Itapicuru. A pesquisa visa avaliar até que ponto os resultados desse olhar dos professores, afeta as relações intramuros na comunidade escolar campo-formosense. Este trabalho apresenta uma proposta de coleta de dados e pesquisa bibliográfica sobre gestão escolar e tem o seu olhar voltado para o modelo utilizado na gestão das escolas do Município de Campo Formoso no semiárido baiano. Analisamos os gráficos criados como resultado das respostas às perguntas objetivas e posteriormente as subjetivas de questionários surveys, a fim de atender às expectativas da qualidade científica, o domínio dos instrumentos teóricos e experimentais. Por fim, veremos como uma ação de inconstitucionalidade movida no tribunal de justiça da Bahia, legou efeitos para a gestão das escolas municipais do Município de Campo Formoso, que passou a engrossar as fileiras de outros municípios brasileiros, cuja educação é vista como um feudo e tornou-se refém dos conflitos e interesses ideológicos e da política partidária.
Descrição
Palavras-chave
gestão escolar , gestão democrática , golpe militar , história da educação , currículo