Estratégias pedagógicas no processo de inclusão de crianças surdas no contexto da educação infantil
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-03-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Vitorino, Gislaine Caroline Guedes
Orientador
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Souza Neto, João Clemente
Lourenço, Érica A. Garrutti de
Lourenço, Érica A. Garrutti de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta pesquisa buscou investigar as estratégias para a inclusão de crianças surdas
no contexto da Educação Infantil, num polo bilíngue, localizado em uma escola
pública administrada pela prefeitura de São Paulo. Para tal, foi feito um
levantamento bibliográfico sobre o tema, o que envolveu a seleção de alguns
autores, entre eles destacamos: Mazzota (1996), Sassaki (1997), Lacerda (1998),
Strndová (2000), Mantoan (2003) e Quadros (2006). Além disso, o presente estudo
também fez referência aos documentos legais: Política Paulistana de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2016) e o Currículo da Cidade de
São Paulo (2019). Aborda o conceito de infância e criança na perspectiva de Àires
(2006) e apresenta as contribuições da Sociologia da Infância. Para realização da
pesquisa de campo, optamos por selecionar uma das unidades escolares com polo
bilíngue para crianças surdas no segmento da educação infantil, localizada no
extremo leste da capital. Adotamos uma metodologia qualitativa de cunho
descritivo-analítico. Foram observadas situações da rotina escolar e as estratégias
utilizadas pela professora para ensinar em sala de aula e em outros espaços dentro
da escola. Além disso, foram feitas entrevistas semiestruturadas com as
professoras da turma. A análise dos dados revelou que as professoras utilizam
muitos recursos visuais para ensinar e que esta estratégia é importante,
considerando que a Libras é uma língua visuespacial. Constatamos que a língua
de sinais é fundamental para o desenvolvimento de linguagem e aprendizagem da
criança surda e que a escola e os educadores têm um papel importante nesse
processo.
Descrição
Palavras-chave
libras , bilinguismo , educação infantil , práticas pedagógicas