As transformações dos espaços de comércio e as novas relações entre o espaço físico e o consumidor
Tipo
Tese
Data de publicação
2023-08-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pedrotti, Nayara Pires
Orientador
Caldana Junior, Valter Luis
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Campagner, Larissa Garcia
Rubio, Viviane Manzione
Oliveira, Adriana Lima de
Paiva, Lincoln
Rubio, Viviane Manzione
Oliveira, Adriana Lima de
Paiva, Lincoln
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
As recentes mudanças tecnológicas têm modificado a maneira de consumir, vender e produzir.
Antes, para obter algo de desejo era necessário deslocar-se para adquirir as coisas; agora, as coisas
chegam sem que haja necessariamente um deslocamento físico. Nesse sentido, a evolução
tecnológica pode estar alterando as interações sociais, os estilos de vida, a experiência e a
configuração dos espaços físicos de loja, além disso, após o cenário pós pandemia, os novos
hábitos de consumo e comportamentos. É possível que o comércio tenha sido beneficiado pelas
tecnologias digitais, pois permitiu que os produtos possam ser vendidos em maior escala, com
mais lucratividade e menor custo. Por outro lado, sugere-se que a transformação imposta pelas
novas tecnologias ao comércio, considerando que nos últimos anos, com a consolidação da
conectividade plena e o crescimento do comércio online houve uma profunda alteração nos
hábitos de consumo e, por consequência, na localização e na organização espacial das lojas de
varejo, seria possível se observar que, neste momento, já é possível se perceber uma segunda
transição, onde as lojas físicas passam por mais uma alteração, portanto, a transformação imposta
pelas novas tecnologias ao comércio alteram o uso, materialidade, percepção sensível, cenário,
layout, e estabelece novas relações entre o espaço físico e o consumidor. O problema de pesquisa
se delineia a partir de dois questionamentos, entre eles: As tecnologias virtuais e comércio online
estão transformando os espaços de comércio físico, sendo assim “como” estão se dando essas
transformações e “quais” são as grandes alterações do espaço físico comercial derivadas de novas
práticas de comércio virtual? O objetivo dessa pesquisa é compreender como estão se dando as
transformações e quais as grandes alterações do espaço físico comercial derivadas de novas
práticas de comércio virtual, devido ao descompasso entre os hábitos de consumo e as
transformações efetivas nos espaços de comércio físico. Inicialmente o recorte do estudo iniciou
no período que inicia a popularização da internet no Brasil, sendo este os anos 2000, até o ano
que antecede a chegada da pandemia de Coronavírus no Brasil, ano de 2019, entretanto, ao longo
da pesquisa e após o cenário da pandemia, obteve-se a sensibilidade em reconhecer que por obvio
os espaços estavam se transformando, e então o trabalho teve a iniciativa e sensibilidade de
estender o recorte para 2023, já que ouve um rearranjo dos novos comportamentos e hábitos de
consumo. Acredita-se que o comércio sempre se transformou e não foi em função da pandemia
que está se transformando, o que houve foi uma disrupção forçada e possivelmente um ponto de
inflexão na curva de evolução e ascendência do comércio virtual sobre o comércio físico, que
ficou ainda mais inclinada do que anteriormente. Portanto, o método utilizado para o
desenvolvimento dessa pesquisa será “indutivo exploratório”, tendo em vista que se busca
considerar o conhecimento baseado em experiência, assumindo de forma geral, pesquisas
bibliográficas, coleta de dados, estudos de casos, análises críticas e observação dos fenômenos.
Descrição
Palavras-chave
espaço de comércio , transformações tecnológicas , loja , lojas físicas , lojas virtuais