Aperfeiçoamento da gestão de dados e de clientes para o desenvolvimento de negócios em uma empresa de distribuição de produtos químicos

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-08-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Grigoleto, Carlos Henrique Vieira
Orientador
Caldeira, Adilson
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Franklin , Marcos Antônio
Shiraishi, Guilherme de Farias Shiraishi
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Objetivo: Criar um roadmap de ações para guiar a empresa na oportunidade de evoluir para uma cultura de dados para a tomada de decisão em conjunto com a experiência de mercado, Dentre os objetos de estudo, destaca-se um novo modelo de atendimento de key accounts. Aplicação: Implementação de dashboards, governança, estratégia de utilização e planos de ação baseados em dados e desenvolvimento de modelos de atendimento para a ampliação de serviços e avanço no nível de relacionamento com os clientes. Inovação: A ação promove inovação incremental ao proporcionar a migração de uma cultura de conhecimento empírico para uma cultura em que os dados passam a ser elementos essenciais considerados nas tomadas de decisão. Também resulta em inovação incremental o desenho de um novo modelo de atendimento key account na empresa. Complexidade: Ao lidar com alteração de elementos da cultura organizacional, enfrentaramse desafios relativos à necessidade de alinhar comportamentos e romper tradições, o que confere alta complexidade, tempo para a adaptação e dependência do apoio da liderança da empresa. Impacto: Os principais impactos são o melhor entendimento e aproveitamento de oportunidades junto a clientes e avaliação da performance comercial, identificando rapidamente desvios e levando elementos para uma rápida tomada de decisão. Adequando também o pacote de serviços oferecidos de acordo com o valor gerado para cada cliente, evitando custos desnecessários. Método: Para o desenvolvimento do presente trabalho adotou-se a metodologia de trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017).
Descrição
Palavras-chave
produtos químicos , cultura de dados , serviços , relacionamento com o cliente
Assuntos Scopus
Citação