O papel da extensão na formação universitária : diminuir a distância entre formação desejada, formação necessária e formação existente na área do Direito
Tipo
Tese
Data de publicação
2022-12-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Paoli, Carolina de Gioia
Orientador
Pinto, Felipe Chiarello de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Moreira, Diogo Rais Rodrigues
Felix, Loussia Penha Musse
Avelino, Pedro Buck
Silva, Rogerio da
Felix, Loussia Penha Musse
Avelino, Pedro Buck
Silva, Rogerio da
Programa
Direito Político e Econômico
Resumo
A análise do modelo estrutural universitário construído e solidificado pós-Constituição de 1988, com a implementação textual da indissociabilidade entre os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, conjugada com as constantes e ágeis transformações sociais, tecnológicas e mercadológicas, gera uma angustiante percepção de inadequação ou insuficiência, sentida pelos diferentes atores envolvidos nesse processo. O estudante e jovem profissional em idade de ingresso no ensino universitário, já não se sente tão atraído pela oferta de conhecimento propiciado pela universidade, o que se evidencia em dois significativos movimentos feitos por essa geração, em crescente escala: i) a negação da importância da universidade para sua formação com resistência para o ingresso, ao acreditar que a busca pelo conhecimento de forma autodidata ou, ainda, por meio de cursos técnicos e atualizados com os anseios do mercado supriria, com muito mais eficiência, o conhecimento fornecido pela universidade; ii) a necessidade de conjugação da formação universitária com a realização desses cursos de prática sem qualquer certificação e cursos de extensão, atualizados com os anseios do mercado; e iii) a busca incessante por conhecimentos fora do ambiente acadêmico gerando, inclusive, sobrecarga e sensação constante de
insuficiência do conhecimento e das capacitações que detêm, levando ao aumento do número de problemas mentais entre os estudantes universitários e, até mesmo, prejuízo na retenção do conhecimento de base, cuja causa primeira, como identificado, é a falta de interesse e confiança de que o ensino fornecido pela universidade seria suficiente e adequado ao exercício da atividade profissional. A universidade que se preocupa não apenas em atrair esse estudante, mas em desenvolver novas técnicas para retê-lo em sua Instituição e lhe fornecer os conhecimentos necessários, com o enfrentamento dos desafios gerados pela mudança na forma de retenção de conhecimento, aprendizagem e tempo de atenção desses alunos, investe em tecnologia, novas metodologias de ensino, implementação de espaços integrados de conhecimento interdisciplinar, compartilhamento do ensino teórico com o ensino prático por meio do modelo de clínicas de aprendizagem, ainda na graduação e, mesmo assim, enfrenta o desafio da evasão universitária e do nivelamento médio dos profissionais formados, na visão do mercado empregador.
Descrição
Palavras-chave
extensão universitária , integração , formação universitária , clínicas jurídicas , soft skills