Redução de custos na gestão de planos de saúde da Empresa J. Macedo S.A.
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-08-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Andrade, Ricardo Luiz de
Orientador
Silva, Adilson Aderito da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Caldeira, Adilson
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo relatar os passos utilizados no desenvolvimento de soluções para o problema de custo excessivo na gestão dos planos de saúde de colaboradores afastados, demitidos e aposentados da empresa J. Macêdo, ocasionado por deficiências na gestão desses planos de saúde a partir da promulgação da Lei nº 9.656, de 24 de julho de 1998 especialmente no que tange aos artigos 30 e 31, que asseguram aos aposentados isonomia de pagamentos e de reajustes de preços em relação aos funcionários em atividade.
Aplicação
A proposta envolve a padronização da solução pelas áreas de Saúde e Recursos Humanos das unidades de negócios da empresa, por meio da implementação de controle e monitoramento do processo de gestão de afastados, demitidos e aposentados da companhia a fim de possibilitar a identificação da situação real dos afastados, como estão distribuídos, suas características e motivos de afastamento e, ainda, onde ocorrem as maiores concentrações de afastamentos, proporcionando às lideranças um melhor acompanhamento das situações para tomar decisões e traçar estratégias com vistas à redução de custos transacionais e atuariais de maneira proativa.
Inovação
O trabalho inova no sentido de capturar, analisar, monitorar e gerir os dados de empregados inativos. Esta inovação se classifica em termos de processos e de forma incremental, no sentido de permitir intervenções com maior brevidade e capacitação das áreas envolvidas em aspectos legais, de tecnologia de informação e de gestão de custos. Além disto, busca melhorar a capacitação técnica das áreas envolvidas, com programas de treinamentos internos, contratação de consultorias especializadas, além de rever acordos coletivos de trabalho de cada localidade para verificar estabilidades e particularidades de retenção da população envolvida.
Complexidade
A complexidade do trabalho residiu, principalmente, no rompimento de barreiras para demonstrar às lideranças locais das unidades de negócio da empresa, o benefício em performance e resultados com a implementação da proposta. Nesse sentido, o grande desafio foi sensibilizar as áreas de RH e de saúde ocupacional sobre a importância da gestão dos custos identificados referentes aos planos de saúde dos colaboradores.
Intervenção
As primeiras intervenções para a solução do problema se deram por meio de diversas reuniões de trabalho com as diretorias das áreas Jurídica e de Recursos Humanos para referendar o projeto, motivando esses stakeholders buscarem a mitigação de passivos, custos da natureza identificados e a adoção de um modelo eficiente de gestão para os futuros casos de afastamentos. Num segundo momento, destaca-se o rompimento de barreiras impostas pelas lideranças locais das unidades de negócio, contudo, a partir da demonstração das causas do problema e os benefícios em performance que as mudanças trariam, esses atores passaram a agir como facilitadores, principalmente quando observaram os primeiros quick wins da proposta.
Impacto
A implantação das primeiras etapas da proposta impactou a eficiência operacional da empresa, com uma gestão proativa e ações imediatas para o acompanhamento e resolução do problema identificado a partir da adoção de procedimentos padronizados entre unidades de negócio, indicadores de acompanhamento em tempo real claros e equipe 100% preparada e treinada. Os resultados impactaram a satisfação do cliente interno e do corpo diretivo, em especial, no aspecto econômico-financeiro. A primeira avaliação após o início da implantação da proposta atuarial divulgada em 2022, demonstrou que o custo de 17 milhões decorrente do passivo atuarial identificado no final do exercício de 2020 reduziu-se a 5,7 milhões no final do exercício de 2021, ou seja, com as ações implementadas houve uma redução de (67,5%) nos gastos com a gestão dos planos de saúde aposentados e afastados superando a expectativa inicial de (11%) de redução. O primeiro trimestre de 2023 apresentou também o mesmo patamar de passivo instalado, ou seja, não houve crescimento, o que reforça o sucesso das ações implementadas por meio do projeto. Projetando a manutenção do modelo implementado para o ano de 2023, a empresa já conta com o reconhecimento no balanço patrimonial da companhia no mesmo patamar do ano anterior, referendando a eficácia da prática instalada e o sucesso das ações de gestão resultantes da implementação deste modelo na empresa.
Método
A metodologia utilizada foi a de solução de problemas organizacionais proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que trata de questões concretas das organizações, com fundamentação científica no método do Design Science Research. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa qualitativa (Flick, Uwe, 2009) focando as razões da elevação dos custos transacionais decorrentes das respectivas deficiências referidas acima e principalmente além de entender possibilidades de soluções e melhorias em cada uma das etapas de gestão e controle desta demanda. Utilizou-se ainda a análise documental para avaliar as formas utilizadas pela empresa para o controle de afastados e demitidos e identificar oportunidades de melhorias futuras.
Descrição
Palavras-chave
gestão de planos de saúde , custos de mão de obra , custos trabalhistas , gestão de recursos humanos