Cultura digital e formação docente: desafios e possibilidades no curso de pedagogia
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Glaucia Macedo dos
Orientador
Moraes, Gerson Leite de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bueno, Marcelo Martins
Santos, Roseli Coutinho Dos
Santos, Roseli Coutinho Dos
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O objetivo desta dissertação foi pautado na necessidade de repensar a formação
inicial de professores, principalmente a parte do contexto criado pela pandemia
do coronavírus. Desta maneira, foi realizado um recorte histórico da educação
brasileira, partindo do Regime Militar no Brasil (1964 a 1985), que revisitou as
Constituições de 1967 e 1988, bem como analisou a implantação da LDB (Lei de
Diretrizes e Bases) em 1996. Mediante o cotejamento de autores especialistas
no assunto, foi possível observar a solidificação da educação através das
reformas ocorridas. A formação inicial de professores se modificou com o passar
dos anos, tornando-se um grande desafio para os que lecionam nos anos iniciais.
No trabalho em pauta, foi enfatizada a transição de uma cultura analógica para
uma cultura digital no processo de formação docente. Com o desenvolvimento
da pesquisa, foi pontuado o conceito de cultura digital, sinalizando o ciberespaço
como um suporte, um mediador, uma espécie de inteligência coletiva que exige
uma reflexão sobre a interação digital. Esta reflexão possibilita compreender
como o conhecimento é e vem sendo compartilhado no contexto tecnológico.
Fez-se necessário compreender alguns conceitos e algumas ferramentas
presentes neste universo desafiador para a maioria dos professores. Foi
realizada uma entrevista com o coordenador do curso de Pedagogia do
Mackenzie no início da pandemia, bem como uma coleta de dados com ex alunos do Curso de Pedagogia da instituição. A cibercultura leva a uma reflexão
do uso da tecnologia na educação bem como exige uma observação crítica de
sua recepção e utilização. O bom professor precisa estar em sintonia com esta
evolução tecnológica, pois este processo de reconstrução não é tão simples e
exigirá esforços significativos dos professores para que os alunos se
desenvolvam adequadamente. A pandemia trouxe muitas inquietações para o
universo escolar, naquilo que pode ser denominado de “o chão da escola”, neste
sentido, há que se reconhecer que para muitos alunos os desafios foram ainda
maiores, exigindo um cuidado todo especial por parte dos professores. A
pandemia foi um divisor de águas na educação brasileira, pois acelerou um
processo digital que já estava em marcha, a pesquisa em questão cartografou
este momento este momento, abrindo oportunidades para que novas pesquisas
continuem sendo realizadas neste campo desafiador que envolve educação e
tecnologia.
Descrição
Palavras-chave
cultura digital , cibercultura , educação , pedagogia , tecnologia