Percepção, mediação e interpretação das imagens de norman rockwell (1894-1978) para crianças de 11 a 12 anos
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-16
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Tringoni, Margareth
Orientador
Silveira, Isabel Orestes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Marassi, Alessandra de Castro Barros
Marassi, Alessandra de Castro Barros
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
As telas do pintor norte-americano Norman Rockwell compreendem um processo
detalhado para a criação de narrativas imagéticas alinhadas à orientação dos enredos
narrativos verbais, apresentando explicitamente personagens e espaços como
elementos que despertam no observador um pensamento discursivo encadeado,
firmando a imagem como arte e comunicação. Diante disso, neste estudo, intenciona se identificar os percursos da cognoscibilidade desta linguagem visual em uma oficina
mediada para crianças de 11 a 12 anos, reconhecendo os signos e as inúmeras
relações de sentidos estabelecidas pela percepção e interpretação dos observadores.
Esta pesquisa apresenta duplo objetivo, sendo pesquisar algumas obras de Norman
Rockwell, reconhecendo-as como linguagem capaz de despertar a percepção e
identificação do espectador e valorizar a imagem como possibilidade de exploração,
consolidando-a como texto e recurso didático em contexto de sala de aula. A
pesquisa, em uma abordagem teórica e bibliográfica, descreve o percurso da
percepção do signo-pintura conduzida por Charles Sanders Peirce (1839-1914) e
Maria Lucia Santaella Braga. Além de servir-se dos estudos de Julian E. Hochberg
(1923-2022), Rudolf Arnheim (1904-2007) e Lev Vygotsky (1896-1934) para a análise
dos processos perceptivos na construção de sentidos e identificação com a imagem
apresentada para o grupo definido. Aponta-se uma reflexão sobre propostas
imagéticas idealizadas em livros didáticos brasileiros, indicando a Abordagem
Triangular sistematizada pela educadora Ana Mae Barbosa para uma mediação
cultural em arte e educação como uma possibilidade de intervenção didática de
aproveitamento das obras de arte incluídas em livros didáticos de Linguagens para o
desenvolvimento de habilidades de leitura de imagem e alfabetismo visual.
Descrição
Palavras-chave
percepção , signo , mediação , livro didático , Norman Rockwell