Formação docente e a potência das imagens como pensamento
Tipo
Tese
Data de publicação
2023-02-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ramires, Mário Fernandes
Orientador
Martins, Mirian Celeste F. Dias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Coutinho, Suzana Ramos
Ambrogi, Ingrid Hotte
Ramirez , Joaquín Roldán
Culha, Susana Rangel Vieira da
Ambrogi, Ingrid Hotte
Ramirez , Joaquín Roldán
Culha, Susana Rangel Vieira da
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Considerando a potência das imagens enquanto pensamento que produz sentidos e conhecimento,
apresenta-se nesta tese uma pesquisa sobre o uso de imagens na formação docente em cursos de
Pedagogia. A partir da constatação de fenômenos visuais – como a criação de estereótipos e a
infantilização da imagem feminina, as representações visuais de culturas indígenas e o uso de
imagens no cotidiano e nas apresentações de trabalhos – buscou-se estabelecer relações históricas e
contemporâneas com as diferentes possibilidades de criação e atribuição de significados às imagens.
A metodologia utilizada se fundamenta na Pesquisa Educacional Baseada em Imagens (PEBI) que
se caracteriza como uma pesquisa viva e processual baseada em conceitos da Artografia, com
análises qualitativas, quantitativas e bibliográficas. Trabalhos de Conclusão de Curso realizados por
estudantes de Pedagogia de quatro instituições entre os anos de 2020 e 2021 foram analisados,
priorizando o uso de imagens, destacadamente de fotografias autorais ou retiradas da internet. A
partir desses estudos, percebeu-se que o uso de imagens nos cursos de Pedagogia ainda ocorre de
maneira pouco ou nada crítica, prevalecendo seu uso com viés ilustrativo e de reafirmação daquilo
que já está colocado no texto escrito. Testemunha-se a importância da leitura e da produção de
imagens como pensamento, provocadoras de sentido e com caráter crítico, poético e metafórico,
como aprendizagem fundamental que amplia a compreensão do multiletramento nos cursos de
Pedagogia.
Descrição
Palavras-chave
formação docente , pedagogia , artografia , imagens como pensamento , multiletramento