Ideário de Anísio Teixeira: escola pública um projeto de nação

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Tipo
Tese
Data de publicação
2022-02-22
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Morais, Lindberg Clemente de
Orientador
Souza, João Clemente de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bueno , Marcelo Martins
Meyer, Lidice
Mizukami , Maria da Gralça
Machado , Roseli
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta tese tem o objetivo de analisar o pensamento de Anísio Teixeira e seu impacto na educação brasileira. Identifica-se por meio da revisão bibliográfica 3 corpos de conhecimentos que merecem atenção dessa pesquisa: 1) O ideário de Anísio Teixeira composto por palavras chaves, conceitos e construtos de sua própria autoria 2) sua visão de um determinado sujeito que a educação e a escola pública poderiam forjar e 3) um modelo de escola e de educação capaz de fomentar a democracia no País. Por meio de entrevistas a pessoas da convivência do Professor Anísio, foi possível localizar evidencias que revelam dimensões dos impactos da obra de Anísio Teixeira na educação escolar e na política pública do País. Por meio de pesquisa documental, de estudos na constituição federal de 1988, nas LDBs – Leis de Diretrizes e Bases da Educação, em mais de 30 cartas pessoais - correspondências que o Professor Anísio troca entre os intelectuais do seu tempo, incluindo também atas do Conselho Federal de Educação de 1962 a 1964. As percepções foram observadas também em elementos colhidos nas visitas de campo realizadas na Casa Anísio na cidade de Caetité, cidade natal de Anísio no estado da Bahia, no ambiente da Escola Parque em Salvador e na aplicação do mesmo projeto no DF, nas visitas aos CIEPs na cidade do Rio de Janeiro, e a visitas com atuações sócio recreativas em quatro CEUs, nas unidades da experiencia pioneira nas zonas da macro região, extremo Sul, Leste, Oeste e Norte da cidade de São Paulo e pôr fim a bibliotecas virtuais e acervos dos CEUs. As análises desses três corpos de conhecimentos, visou investigar a hipótese de que o professor Anísio Teixeira concebeu um projeto de nação a partir da educação para todos e da escola pública. A análise desses dados dá-se por meio do método hipotético dedutivo – (Marconi, M. de A.; Lakatos, E.2011 e Cervo Bervian, 2007). Apoiado em evidências quer confirmam os esforços na consolidação do seu ideário, seja de estender o acesso da educação ao sujeito comum brasileiro seja no sentido de construir uma escola pública que fosse o berço das práticas democráticas.
Descrição
Palavras-chave
educação não é privilégio , educação é um direito , educação para democracia , educação da consciência
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