Percepções de pais e professores sobre impactos escolares da pandemia de covid-19 em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Setti, Bruno Bueno de Castro
Orientador
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Prado, Eduardo Fraga de Almeida
Siqueira, Leni Porto Costa
Siqueira, Leni Porto Costa
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Este projeto de pesquisa tem como proposta analisar possíveis impactos da pandemia da covid-19
na escolarização de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, em uma escola do Embu
das Artes-SP. O local escolhido de pesquisa foi o município de Embu das Artes, o que permitiu
dar continuidade a pesquisas já realizadas lá pelo Programa de Pós-graduação em Distúrbios do
Desenvolvimento (PPG-DD) antes da pandemia, além disso, é possível pensar nas consequências
da pandemia neste grupo de crianças e nos atravessamentos que condições de vulnerabilidade
social podem trazer, fator adicional de análise. A abordagem metodológica da pesquisa é
qualitativa e exploratória, sendo usado o instrumento de entrevista com pais e professores e análise
de conteúdo a fim de elencar indicadores de impacto da pandemia de covid-19, sua relação com
dificuldades escolares em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento e analisar pontos de
divergência e convergência entre eles. Para participação nas entrevistas foram convidados pais e
professores de crianças com indicadores clínicos de Transtorno e Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Espectro do Autismo (TEA) e Deficiência Intelectual (DI)
, quando elas cursaram o 2º ano em 2019 e no 5º ano em 2022, período de coleta desta pesquisa.
A análise das entrevistas utilizou o software Iramuteq, um software livre ligado ao pacote
estatístico R para análises de conteúdo, lexicometria e análise do discurso, com o objetivo de
realizar mineração de dados em textos, permitindo a obtenção de várias análises quantitativas dos corpus linguísticos: estatísticas textuais clássicas (contagem de palavras), pesquisa de
especificidades de grupos, classificação hierárquica descendente, análise de similitudes e nuvem
de palavras. Confirma-se a importância do Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) para o
desenvolvimento integral dos alunos com necessidades especiais inseridos no Atendimento
Educacional Especializado (AEE), aumentando assim a efetividade da inserção dessas crianças
nas escolas por meio do preparo de materiais adequados para seus estudos, além de profissionais
devidamente capacitados para lidar com suas necessidades. A pandemia impactou fortemente a
aprendizagem de crianças com necessidades especiais na escola Embu das Artes, contexto deste
estudo, com pais e professores observando as disparidades resultantes, inclusive relatos
mencionando contratempos de aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
vulnerabilidade social , transtornos do neurodesenvolvimento , Covid-19 , dificuldades escolares , relação família-escola , family-school relationship