Intervenção baseada na ciência cognitiva da leitura em crianças com sinais de transtorno específico da aprendizagem
Tipo
Tese
Data de publicação
2023-02-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Matos, Lilian Meibach Brandoles de
Orientador
Seabra, Alessandra Gotuzo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Pazeto, Talita de Cássia Batista
Campos, Ana Paula Soares de
Maluf, Maria Regina
Pazeto, Talita de Cássia Batista
Campos, Ana Paula Soares de
Maluf, Maria Regina
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
A fundamentação das políticas públicas nas evidências mais atuais das ciências
cognitivas, em especial da ciência cognitiva da leitura, foi apontada como fundamental
para a melhora nos índices de alfabetização de países que as adotaram. A ciência cognitiva
da leitura fornece evidências sobre como o ser humano aprende a ler, a escrever, e também
orienta como é possível melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. É
fundamental reconhecer que ler e escrever são habilidades essenciais no processo de
escolarização. Estudos apontam três habilidades que são necessárias para a leitura
competente: o reconhecimento de palavras, a compreensão linguística e a fluência. O
Transtorno Específico da Aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com
origem biológica, que é a base das anormalidades no nível cognitivo, as quais são
associadas com as manifestações comportamentais, e quando estão ligadas à leitura e à
escrita frequentemente relacionam-se a dificuldades no princípio alfabético. A literatura
aponta a importância da identificação precoce de alunos que apresentam dificuldades na
leitura e na escrita, bem como do desenvolvimento de intervenções preventivas, com os
objetivos de sanar as dificuldades, sendo que, quanto antes executada uma intervenção,
melhor o resultado. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal
analisar os impactos de um programa de intervenção pautado na ciência cognitiva da
leitura aplicado em crianças com sinais de transtorno específico da aprendizagem (TEAp)
de 2
o
e 4o
ano do Ensino Fundamental. Compuseram a amostra 14 professores de 2º ano,
10 professores de 4º ano, 21 alunos com sinais de TEAp que formaram o grupo com
queixa e 260 alunos que formaram o grupo dos alunos sem queixa (grupo controle). Tal
seleção foi feita a partir de um checklist para queixas de TEAp baseado no DSM-5,
respondido pelos professores. Para exclusão de outros transtornos do
neurodesenvolvimento, incluindo deficiência intelectual, foi feita avaliação médica e
aplicada a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) em todos os participantes.
Após a seleção da amostra, todos os alunos foram avaliados no Ditado do Teste de
Desempenho Escolar II (TDE II). Em seguida, os professores realizaram a apostila de
intervenção, com 45 atividades, com os alunos com sinais de TEAp. Ao final da
intervenção, todos os alunos foram novamente avaliados no Ditado do TED-II e,
adicionalmente, a Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral (PCFO) e o Teste
de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) foram aplicados
somente no grupo com queixa de TEAp, para verificar a associação entre leitura,
consciência fonológica e escrita. Foram encontradas diferenças significativas entre os
grupos e momentos. Para o grupo com queixa, foram encontradas diferenças
significativas em momento, que sugerem avanços no desempenho acadêmico. Um dado
importante a ser pontuado foi o grupo sem queixa de 4º ano apresentou queda no
desempenho no Ditado do TDE-II, diminuindo o número de palavras corretas e
aumentando o número de palavras erradas e o total de erros ao longo do tempo. Esses
dados validam a relevância do ensino explícito do princípio alfabético para todos os
alunos, principalmente para os alunos com sinais de TEAp, trazendo efeitos significativos
da aplicação da intervenção e impactando a escolarização desses estudantes. O estudo
aponta, também, para a relevância em formar e capacitar os professores para práticas
baseadas em ciência cognitiva da leitura na alfabetização.
Descrição
Palavras-chave
ciência cognitiva da leitura , alfabetização , transtorno específico da aprendizagem , intervenção