O lúdico urbano na Freguesia do Ó e Brasilândia: qualificando o espaço público para a primeira infância (1990-2020)
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Franca, Juliana Santiago da
Orientador
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lima, Ana Gabriela Godinho
Lima, Ana Laura Godinho
Lima, Ana Laura Godinho
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
O trabalho propõe uma investigação das possibilidades lúdicas urbanas voltadas à primeira
infância (faixa etária de 0 a 6 anos), enfocando como objeto empírico o território denominado
Subprefeitura Freguesia Brasilândia, na zona norte da cidade de São Paulo. A partir do
entendimento do que é o brincar na cidade, tal território será abordado por meio da análise de
seus espaços públicos, os quais detêm potencialmente elementos e atributos que permitem
que ofereçam tais possibilidades, em suas ruas, praças, parques e entorno de equipamentos
culturais e educacionais públicos, como escolas, centros educacionais unificados (CEU´s) e
casas de cultura. O trabalho considera como ponto de partida para suas análises e
contextualizações o ano de 1990, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente,
até o ano de 2020, com a revisão do Plano Nacional pela Primeira Infância. A partir de conceitos
elaborados por autores críticos do urbanismo moderno, ligados à humanização do espaço
urbano e acolhimento nas cidades, destacando suas visões sobre o brincar na cidade – Jane
Jacobs (2009) em “Morte e Vida de Grandes Cidades”, Kevin Lynch (1977) em “Growing Up in
Cities”, e Jan Gehl (2015) em “Cidades para Pessoas”- , faz-se uma análise dos espaços públicos
pertencentes ao território-objeto. O reconhecimento legal das crianças como sujeitos de
direitos, os avanços dos seus direitos e garantias, bem como os conhecimentos científicos
relacionados à importância do brincar e à perspectiva da infância serão assinalados, a fim de
apontar aspectos do espaço público que favorecem ou desfavorecem o lúdico na cidade e a
vivência de bebês, crianças e seus cuidadores.
Descrição
Palavras-chave
cidade lúdica , cidade do cuidado , brincar urbano , primeira infância , cidade amigável , criança e natureza