Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis
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- DissertaçãoMobilidade urbana sob a perspectiva do urbanismo feminista: uma análise de envoltórias escolares no município de SuzanoRodrigues, Ana Lais Cardoso (2025-02-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este estudo investiga o urbanismo feminista e extrai conceitos-chave para a análise das dinâmicas urbanas sob a perspectiva de gênero, incluindo a mobilidade do cuidado, que aborda os deslocamentos cotidianos realizados por mulheres para atender às necessidades familiares e comunitárias. A análise da mobilidade urbana sob tal ótica revela as vulnerabilidades enfrentadas pelas mulheres ao se deslocarem pela cidade, especialmente aquelas relacionadas ao cuidado, como levar crianças à escola ou acessar serviços básicos. O trabalho propõe, portanto, uma revisão do urbanismo tradicional, priorizando a inclusão e a igualdade de gênero na reformulação do Plano Diretor na cidade de Suzano, em São Paulo. O objetivo desta pesquisa é examinar e propor novos modelos para o entorno de algumas escolas previamente selecionadas, localizadas no município. A pesquisa utiliza metodologia qualitativa, que combina revisão bibliográfica, análise documental e dos espaços. A fundamentação teórica parte de conceitos-chave do urbanismo feminista e do planejamento urbano sob a perspectiva de gênero (Gomes, 2020; Leão, 2022; Merli, 2018). A análise foi realizada com base em mapeamentos urbanos, observação das dinâmicas nos entornos escolares e levantamento de barreiras que dificultam a circulação segura e acessível das mulheres, sobretudo no contexto dos trajetos relacionados ao cuidado. Dessa forma, foram expostas as questões atuais buscando fomentar reflexões que transcendam os casos estudados, contribuindo para a compreensão das dinâmicas urbanas em todo o território do município. Espera-se que as questões abordadas nesta pesquisa possam ser reconhecidas e consideradas em uma escala mais ampla, promovendo a criação de espaços urbanos mais equitativos e responsivos às necessidades de todos os cidadãos. Assim, a pesquisa visa contribuir para a criação de um ambiente urbano que suporte melhor a vida diária de mulheres e meninas, influenciando positivamente a segurança, o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente escolar, em suas adjacências e nos trajetos de cuidado. - DissertaçãoDos apartamentos quitinetes aos estúdios em São Paulo: a produção de habitação mínima em 1950 e na contemporaneidadeOliveira Filho, Marco Antônio Martins de (2025-02-14)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa tem como objetivo realizar o levantamento e a análise acerca da produção de apartamentos da tipologia quitinete, na segunda metade do século XX, e apartamentos estúdios, na contemporaneidade, ambos dentro da cidade de São Paulo. O trabalho destina-se a compreender os contextos socioculturais, históricos, legais e econômicos capazes de catalisar e interpretar a produção desses apartamentos no âmbito dos seus recortes temporais e geográficos. A produção de habitação em São Paulo, a partir de 1950, se transformou com a consolidação do incorporador e a metodologia mercantil na produção da arquitetura. A lógica da multiplicação do terreno com a verticalização do edifício acabou por ganhar um incremento em sua mercantilização, tendo como desdobramento a diminuição da metragem das suas habitações. Nesse sentido, a habitação mínima na década de 1950, denominada quitinete, foi feita a partir do neologismo com os termos kitchen (cozinha) e dinette (pequena sala de jantar, ou copa), para configurar apartamentos que compartilham o mesmo espaço entre sala e dormitório, sem divisórias físicas. Essa nova tipologia, que já era realidade em outros países, se populariza na cidade de São Paulo, sendo largamente aplicada por uma gama de arquitetos até 1957. Na contemporaneidade, essa tipologia é revisitada e incorporada na produção arquitetônica, ganhando um novo nome: estúdios. Assim, apartamentos que agora compartilham todos os ambientes em um mesmo espaço, com exceção do banheiro, apresentam-se com uma metragem em média 50% menor que a tipologia anterior, abrindo precedentes para a indagação sobre a obtenção da qualidade interna dessas habitações. Nessa perspectiva, esta dissertação de mestrado – ancorada em metodologia de caráter bibliográfico, documental e de estudo de caso –, cria paralelos nas análises entre a produção de habitação mínima realizada pelo mercado imobiliário em recortes temporais distintos, no intuito de entender a sua formulação, a partir de contextos externos ao campo arquitetônico, e revelá-los por meio de análises desenvolvidas em dois estudos de casos, amplificando o debate diante da produção arquitetônica e de suas implicações na sociedade. - DissertaçãoAs excursões de Roberto Burle MarxBressane, Oscar Augusto Bittencourt de Barros (2025-02-20)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O autor desse mestrado conheceu, em 1978, o artista e paisagista Roberto Burle Marx em seu escritório e manteve contato com ele entre 1978 e 1994, com destaque para oito excursões de coleta de plantas em que viajaram juntos, entre 1978 e 1985. O convívio por 16 anos se desdobrou no reconhecimento pelo pesquisador da relevância dessa prática na vida e na obra de Burle Marx e na decisão de abordar o tema em sua dissertação de mestrado. O trabalho apresenta, assim, um relato vivencial, enriquecido por reflexões acerca dessas experiências. Iniciando com um breve panorama histórico sobre a relação entre homens e plantas, a dissertação detém-se, a seguir, nos temas de coleta e de transporte de mudas ao longo dos séculos. Em um segundo momento, explora o perfil de Roberto Burle Marx, destacando sua trajetória como artista e paisagista. A terceira parte tematiza as excursões de coleta, acompanhadas de observaçõessobre a interpretação das paisagens e o impacto dessas jornadas no entendimento da natureza. Particular ênfase é dada à excursão pela Amazônia, que marcou uma das grandes contribuições científicas e paisagísticas de Burle Marx. Por fim, o trabalho aborda o legado deixado por Burle Marx, incluindo o seu sítio, suas contribuições para o paisagismo e a botânica, e apresenta o elenco de plantas que ele coletou, desconhecidas pela ciência até então. Trata-se, enfim, de um testemunho sobre a conexão entre o homem, a arte, e a natureza, bem como a duradoura influência de Burle Marx no campo das ciências naturais e no desenho de paisagens. - DissertaçãoO edifício escolar e a cidade: análise projetual em Medelín nas escalas km, m e cmSilva, Leonardo Tadeu Kseib Coelho da (2025-02-13)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa propõe um modelo de análise projetual para compreender a integração de escolas ao contexto urbano. A análise será aplicada a três colégios públicos de Medellín, Colômbia — Antonio Derka, La Independencia e Las Mercedes —, construídos no âmbito da política pública "Colegios de Calidad para Medellín" (2004-2007). O estudo examina as estratégias projetuais mobilizadas para responder aos desafi os urbanos e sociais de territórios vulneráveis e a metodologia se organizada em três escalas complementares, denominadas escala Quilômetro (km), escala Metro (m) e centímetro (cm). Na escala Quilômetro (km), a análise aborda a relação das escolas com o entorno urbano, avaliando aspectos como acessibilidade, conectividade e impacto em áreas vulneráveis. Na escala Metro (m), são exploradas as composições internas e externas, incluindo organização funcional, uso de materiais sustentáveis e estratégias estruturais que dialogam com o ambiente e a durabilidade. Na escala Centímetro (cm), a pesquisa foca no detalhamento dos espaços pedagógicos e de convívio, analisando como o design promove interação, inclusão e segurança. Os resultados evidenciam que a localização estratégica, combinada com espaços internos fl exíveis e permeáveis, potencializa a capacidade das escolas de atuarem como agentes de transformação social e territorial. Este estudo contribui para o campo da arquitetura escolar e planejamento urbano ao oferecer uma abordagem projetual replicável para a melhoria da qualidade de vida em territórios vulneráveis, com ênfase na integração urbana e no fortalecimento comunitário. - DissertaçãoPlanejamento participativo: uma construção social urbanaBorst, Beatriz de Alencar (2024-11-07)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O Planejamento Participativo é um tema central na gestão urbana contemporânea, posicionado como uma alternativa aos modelos tradicionais que marginalizam a participação cidadã e resultam em políticas urbanas desconectadas das necessidades reais da população. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o Planejamento Participativo como um instrumento essencial para a gestão urbana contemporânea, capaz de incorporar a participação cidadã de maneira efetiva na formulação de políticas públicas e na organização dos espaços urbanos. A pesquisa utiliza-se da experiência participativa no processo de revisão do Plano Diretor Estratégico de Campo Limpo Paulista, como um estudo de caso expandido para compreender de forma prática e aprofundada os desafios e potencialidades do Planejamento Participativo Colaborativo. Embora o município seja utilizado como um estudo de caso expandido, o foco da pesquisa está na relação da participação cidadã com os processos de elaboração de planejamentos urbanos, com o objetivo de sistematizar, compreender e descrever os processos estudado. A metodologia utilizada é predominantemente qualitativa, com ênfase em uma abordagem bibliográfica que dialoga com a literatura especializada sobre planejamento urbano, participação social e cidadania, além de incluir a análise documental e jurídica, e as observações empíricas sobre o processo. Busca-se contribuir para o debate teórico e prático sobre a democratização da gestão urbana, destacando a importância de processos participativos inclusivos que assegurem a equidade e a justiça social nas cidades.