Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis

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  • Dissertação
    O edifício escolar e a cidade: análise projetual em Medelín nas escalas km, m e cm
    Silva, Leonardo Tadeu Kseib Coelho da (2025-02-13)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    Esta pesquisa propõe um modelo de análise projetual para compreender a integração de escolas ao contexto urbano. A análise será aplicada a três colégios públicos de Medellín, Colômbia — Antonio Derka, La Independencia e Las Mercedes —, construídos no âmbito da política pública "Colegios de Calidad para Medellín" (2004-2007). O estudo examina as estratégias projetuais mobilizadas para responder aos desafi os urbanos e sociais de territórios vulneráveis e a metodologia se organizada em três escalas complementares, denominadas escala Quilômetro (km), escala Metro (m) e centímetro (cm). Na escala Quilômetro (km), a análise aborda a relação das escolas com o entorno urbano, avaliando aspectos como acessibilidade, conectividade e impacto em áreas vulneráveis. Na escala Metro (m), são exploradas as composições internas e externas, incluindo organização funcional, uso de materiais sustentáveis e estratégias estruturais que dialogam com o ambiente e a durabilidade. Na escala Centímetro (cm), a pesquisa foca no detalhamento dos espaços pedagógicos e de convívio, analisando como o design promove interação, inclusão e segurança. Os resultados evidenciam que a localização estratégica, combinada com espaços internos fl exíveis e permeáveis, potencializa a capacidade das escolas de atuarem como agentes de transformação social e territorial. Este estudo contribui para o campo da arquitetura escolar e planejamento urbano ao oferecer uma abordagem projetual replicável para a melhoria da qualidade de vida em territórios vulneráveis, com ênfase na integração urbana e no fortalecimento comunitário.
  • Dissertação
    Planejamento participativo: uma construção social urbana
    Borst, Beatriz de Alencar (2024-11-07)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    O Planejamento Participativo é um tema central na gestão urbana contemporânea, posicionado como uma alternativa aos modelos tradicionais que marginalizam a participação cidadã e resultam em políticas urbanas desconectadas das necessidades reais da população. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o Planejamento Participativo como um instrumento essencial para a gestão urbana contemporânea, capaz de incorporar a participação cidadã de maneira efetiva na formulação de políticas públicas e na organização dos espaços urbanos. A pesquisa utiliza-se da experiência participativa no processo de revisão do Plano Diretor Estratégico de Campo Limpo Paulista, como um estudo de caso expandido para compreender de forma prática e aprofundada os desafios e potencialidades do Planejamento Participativo Colaborativo. Embora o município seja utilizado como um estudo de caso expandido, o foco da pesquisa está na relação da participação cidadã com os processos de elaboração de planejamentos urbanos, com o objetivo de sistematizar, compreender e descrever os processos estudado. A metodologia utilizada é predominantemente qualitativa, com ênfase em uma abordagem bibliográfica que dialoga com a literatura especializada sobre planejamento urbano, participação social e cidadania, além de incluir a análise documental e jurídica, e as observações empíricas sobre o processo. Busca-se contribuir para o debate teórico e prático sobre a democratização da gestão urbana, destacando a importância de processos participativos inclusivos que assegurem a equidade e a justiça social nas cidades.
  • Dissertação
    Arquitetura para saúde: estudos sobre as contribuições projetuais de João Carlos Bross
    Xavier, Francine Diefenbach (2024-09-27)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    O arquiteto João Carlos Bross (RJ – 1934) dedicou sua vida profissional à concepção e execução de projetos de edifícios de saúde, realizando mais de 200 projetos hospitalares de grande porte entre 1959 e 2013. Ao longo de sua trajetória, Bross desenvolveu um método de trabalho fundamentado no entendimento profundo das necessidades do cliente e na inter-relação dos serviços hospitalares. O método considera o conhecimento detalhado das atividades a serem realizadas no edifício e o envolvimento dos usuários no processo de definição do programa, como etapas prévias para embasar e iniciar os projetos arquitetônicos. Esta dissertação analisa o método de Bross, buscando identificar as estratégias projetuais adotadas em seus projetos e como foram sendo progressivamente aprimoradas e incorporadas principalmente à etapa inicial dos projetos, consolidando-se ao longo das décadas de maneira estruturada e sequencial. Foi realizado um amplo levantamento de sua obra e selecionados alguns estudos de casos que foram analisados detalhadamente, identificando as estratégias projetuais empregadas e avaliando como essas estratégias contribuem para a eficiência operacional e o bem-estar dos usuários nos ambientes hospitalares, e como essas estratégias coincidem com os aportes teóricos propostos por Bross, verificando como seu método contribui para a eficiência operacional e o bem-estar dos usuários em projetos de hospitais, explorando seu potencial inspirador para as práticas contemporâneas de arquitetura para saúde.
  • Dissertação
    Empreendimentos imobiliários como mecanismo associado de financiamento da infraestrutura metroviária em São Paulo
    Ferreira, Luiz Antonio Cortez (2024-09-13)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    Esta pesquisa trata das interrelações entre o planejamento da mobilidade e o planejamento urbano, com ênfase na viabilização de instrumentos urbanísticos que possam financiar a expansão das redes de metrô. Busca identificar o potencial de utilização do espaço aéreo e contíguo às estações, pátios e demais infraestruturas para o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários associados, cujas receitas possam ser utilizadas na composição do funding de novas linhas de metrô. Almeja-se que as novas linhas de metrô em São Paulo possam contribuir para capturar parte da valorização imobiliária decorrente da sua implantação e que os recursos possam ser canalizados para a expansão e modernização da rede metroviária. No primeiro capítulo, são apresentadas algumas experiências internacionais que servem de referência para a pesquisa. Na sequência, no segundo capítulo, um breve histórico das experiências de desenvolvimento de empreendimentos associados às linhas de metrô em São Paulo. Por fim, no capítulo 3, são analisadas as principais barreiras para o sucesso de iniciativas desse tipo na atualidade e simula-se o potencial de uma estação para o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários no seu espaço aéreo e respectivas receitas decorrentes. O estudo conclui que as receitas potenciais decorrentes do desenvolvimento de empreendimentos associados a novas linhas podem ser muito expressivas e não devem ser menosprezadas, a despeito das barreiras a vencer para sua viabilização. Aponta que a Companhia do Metrô está bastante bem-posicionada para, em parceria com desenvolvedores imobiliários privados, assumir o papel de desenvolvedora, contribuindo para gerar recursos para a expansão do sistema de transporte estrutural e para a melhoria da qualidade urbana e sustentabilidade ambiental de São Paulo.
  • Dissertação
    Ocupações de edifícios no centro de São Paulo : transformação e habitabilidade
    Ávila, Renata Vital de (2024-08-20)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    Este trabalho procura investigar os processos históricos que levaram à precariedade de alguns modos de morar por parte das populações mais pobres na cidade de São Paulo, com recorte espacial da região central, e que, a partir da demanda por melhores condições de moradia, se organizam em coletivos e realizam ocupações em edifícios vazios/ociosos no centro da cidade, reinvidicando o direito à moradia e o direito de viver em um território com infraestrutura, empregos e serviços. As ocupações ocorrem em maior intensidade durante o final da década de 1990 e início dos anos 2000, em um cenário político de desmonte de políticas públicas e programas que dialogaram com a população de menor renda no centro e que, neste momento, se vêem sem possibilidades de aporte por parte do poder público, para o atendimento à demanda dessa população. O objetivo da pesquisa é aprofundar no atual e urgente tema, investigando como se deu e como se dá este complexo fenômeno urbano, e procurar compreender a atuação, em especial dos movimentos sociais, que articulam as ações e formações desses territórios; além de pesquisar sobre os diversos atores como o poder público e políticas públicas que influem na dinâmica territorial urbana. Além de assessorias técnicas e outros grupos integrantes de um processo de transformação desses espaços e da cidade. A pesquisa investiga dois estudos de caso de ocupações que passaram por processos de luta e resistência para provocar a transformação desses modos de morar chamados “informais” em “habitação de interesse social”, a partir da vinculação a um programa habitacional público, que viabilizou a reforma e a requalificação do espaço para as novas moradias dessa população.