A poiésis cosmogônica de J. R. R. Tolkien em o silmarillion: influências da cosmogonia judaico-cristã na subcriação do mundo secundário Tolkieniano
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Nascimento, Everton Levi Matos do
Orientador
Aguiar, Cristhiano Motta
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ferreira, João Cesário Leonel
Lopes, Reinaldo José
Lopes, Reinaldo José
Programa
Letras
Resumo
Esta análise visa a explorar as influências bíblico-teológicas na poiética tolkieniana, em particular, na obra O Silmarillion. Tendo como pressuposto a Bíblia, pretende-se analisar a obra a fim de identificar as influências tanto explícitas quanto as tácitas da cosmogonia bíblica contida na narrativa de origem de Gênesis, capítulos 1e 2. Intenciona-se, ainda que não exaustivamente, evidenciar o background em que a narrativa se desenvolve na busca por subcriar um “Mundo Secundário” – fruto do empreendimento poético – a partir, tanto da razoabilidade do “Mundo Primário” – mundo real –, quanto da “consistência interna de realidade” atinente às verdades do “Mundo Secundário”. Por fim, há de se empreender uma análise comparativa, sob a hipótese de que há, em forma e função, muitos ecos da tradição literária bíblica – nos termos de Auerbach – que podem ser “ouvidos” no Mundo Secundário de Tolkien. Portanto, a finalidade desta pesquisa reserva-se aos dois primeiros contos do antigo Livro dos Contos Perdidos1 , O Silmarillion. Esta hipótese se dá, com especial ênfase, se analisada a relação entre a narrativa cosmogônica de Gênesis e os dois primeiros contos de O Silmarillion: o mito criacional e Ainulindalë (“a música dos Ainur”); e Valaquenta, uma versão sintética do mito Ainulindalë, contendo longas listas descritivas de nomes e funções dos diversos seres criados no legendário tolkieniano. Porém, excertos de outros contos podem servir, ainda, de reforço comparativo, a fim de se constatar, ou não, a viabilidade da hipótese aqui levantada. Para tanto, os trabalhos de teóricos como Tzvetan Todorov (2012), Erich Auerbach (2021), Robert Alter (2007), Diego Klautau (2021), entre outros, serão de extrema importância para o empreendimento a seguir.
Descrição
Palavras-chave
literatura , poiésis , cosmogonia , criação , subcriação , mundo primário , mundo secundário , estória de fadas , feéria , silmarillion , crença , cosmovisão , imanência , transcendência