Novo móveis – desenvolvimento de um novo modelo de negócio para móveis planejados

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-13
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Mendonça, Alexandre de Almeida
Orientador
Ghobril, Alexandre Nabil
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Sá, Daniella Guimarães Bergamini de
Shibao, Fábio Ytoshi
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Objetivo: Este estudo visou desenvolver uma oportunidade de criação de um novo modelo de negócio para a comercialização de móveis planejados, de modo a oferecer aos clientes uma melhor experiência no processo de compra e um menor prazo até a montagem dos mesmos. Aplicação: Para o aproveitamento da oportunidade, foi levantado quem são os players que atuam na comercialização de móveis planejados e o tamanho desse segmento. Em seguida, foram feitas pesquisas com dados secundários e primários que trouxeram as dores dos clientes. Constatouse nas pesquisas haver uma oportunidade de negócio no segmento, por meio da venda em plataforma on-line (e-commerce), tendo como uma das vantagens a possibilidade de atingir milhões de pessoas, dada a escalabilidade no e-commerce. A fim de identificar fatores que possam interferir no negócio, foi realizada uma análise dos ambientes externo e interno. Inovação: Comparado ao modo que as empresas trabalham atualmente, é possível identificar várias inovações. Dentre elas, destaca-se o processo de desenvolvimento do projeto dos móveis, que é totalmente on-line. O cliente, por meio da plataforma de e-commerce, tem a possibilidade de ele mesmo fazer alterações, customizando o projeto de acordo com seu gosto e orçamento. Impacto: O modelo de negócio proposto pretende impactar diretamente aquele consumidor já acostumado a realizar compras on-line, e que, quando precisa comprar móveis planejados, não conta com tal possibilidade. Pode ainda ter impacto no segmento de móveis planejados como um todo por meio de excelência operacional, boas práticas e experiência de compra única, competências essas que contribuirão para o amadurecimento do mercado e até para a sua expansão, beneficiando a empresa e todos os outros participantes do seu ecossistema. Complexidade: Além de móveis planejados, a indústria moveleira é composta por outros segmentos, como o de móveis de plástico e o de colchões, por exemplo. Assim, dada a dificuldade para se obter dados específicos do segmento de planejados muitos dos dados utilizados neste estudo são da indústria como um todo. Método e procedimentos: O estudo seguiu a metodologia para trabalhos práticos e aplicados, apresentada por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Tal metodologia possibilitou a evolução do trabalho seguindo uma estrutura lógica. Dados secundários foram obtidos de consulta a sites relacionados à indústria moveleira. O resultado da pesquisa com dados secundários serviu de base para se montar o questionário aplicado à pesquisa com dados primários. Além das pesquisas, entrevistou-se pessoalmente um especialista no segmento. Para análise dos ambientes foram utilizadas as ferramentas PESTEL, 5 Forças de Porter, VRIO e Cadeia de Valor. Os dados oriundos das análises foram compilados e cruzados em uma análise SWOT. O Relógio Estratégico foi utilizado para demonstrar o posicionamento estratégico a nível de negócios. Para a construção do modelo de negócio utilizou-se o Businnes Model Canvas, de Osterwalder e Pigneur (2011). Para a análise de potencial financeiro utilizou-se o template de Ghobril (2022).
Descrição
Palavras-chave
móveis planejados , modelo de negócio , e-commerce
Assuntos Scopus
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