Centro de saúde e bem-estar – mudança de paradigma

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Hellmeister, Piero Grieco
Orientador
Silva, Adilson Aderito da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ghobril , Alexandre Nabil
Velludo, Silvio Fontana
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Assunto: o mercado odontológico no Brasil apresenta características peculiares, uma delas é a nomenclatura do cliente ou usuário, como paciente. Dentre essas características próprias do mercado é possível observar uma mudança cultural para uma odontologia preventiva e minimamente invasiva. A maioria dos consultórios odontológicos possuem um mesmo padrão de agendamento de pacientes e atendimentos, focando na precisão técnica e na quantidade de pacientes atendidos. Aplicação: o estudo trata do aproveitamento de uma oportunidade observada quanto à necessidade demonstrada pelo público no tratamento humanizado e individualizado, a partir da disponibilidade de informações constantes pelos profissionais e equipe aos pacientes e ambientes confortáveis e convidativos. Impacto: com o aproveitamento da oportunidade a clínica Hmeister, localizada no bairro Cidade Monções em São Paulo, pretende mudar o conceito de atendimento, unindo a qualidade técnica, prevenção de saúde bucal e atendimento personalizado. Inovação: A inovação principal aparece na mudança de paradigma comportamental relacionado ao incômodo sentido pela maioria das pessoas durante o tratamento odontológico para uma vontade espontânea em ir e voltar à clínica Hmeister. O estudo também promove inovações tecnológicas em processos e protocolos para aumentar a frequência de visitas dos pacientes à clínica. Complexidade: reside na mudança do paradigma comportamental do paciente, mesmo de uma pequena parte da população, pois envolve alterações de hábitos ao longo do tempo as quais requerem informações detalhadas, reconhecimento e recursos dos pacientes, assim como assimilação e entendimento profundo sobre a nova abordagem pelos profissionais envolvidos. Método: a metodologia elaborada por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para o desenvolvimento de trabalhos aplicados para soluções de problemas ou aproveitamento de oportunidades organizacionais, apoiada pela realização de duas pesquisas survey com o público-alvo residentes na Cidade de São Paulo e fora do Estado de SP, para captar necessidades e preferências de pacientes em relação aos ambientes e tratamentos odontológicos.
Descrição
Palavras-chave
tratamento odontológico humanizado , conforto , prevenção da saúde bucal , mudança comportamental de pacientes
Assuntos Scopus
Citação