Comparação do desempenho da memória, atenção e aprendizagem em crianças com desenvolvimento típico e crianças com transtorno do espectro do autismo

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Almeida, Júlia Simões de
Orientador
Paula, Cristiane Silvestre de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Fuso, Simone Freitas
Mecca, Tatiana Pontrelli
Becker, Natalia
Araripe, Daniela Bordini de Alencar
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Atipicidades no funcionamento da memória e da atenção em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem ocasionar prejuízosdiretos no desempenho acadêmico. O presente estudo teve por objetivo comparar a performance de crianças com desenvolvimentotípico com a de crianças com TEA em medidas de memória (visual e verbal imediatas e tardias e memória operacional) e de atenção e a avaliar a interação destas com desempenho escolar nos domínios da leitura, escrita e aritmética. Participaram da pesquisa 47alunos, sendo 21 diagnosticados com TEA e 26 com desenvolvimento neurotípico, com idades entre 7 e 12 anos, todos com QI e habilidades verbais variando entre abaixo e acima da média. Para aferir a cognição das crianças foram utilizadas as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven ou Raven - Escala Geral, ou WISC-IV; para o vocabulário foi usado o Teste Infantil de Nomeação - versão reduzida; e para compreensão auditiva o Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva. Para avaliar a atenção seletiva e sustentada foi aplicado oTeste de Atenção por Cancelamento – TAC, e para rastreio de sintomas relacionados ao TDAH, os responsáveis preencheram o SNAP-IV. Para aferir os subsistema da memória fori usada a Children’s Memory Scale; e para o desemepenho acadêmico foram aplicados subtestes do Teste de Desempenho Escolar (Leitura, Escrita e Matemática). Os resultados do estudo apontaram desempenho inferior do grupo com TEA em: (1) memória visual imediata e tardia em tarefas que retratavam situações sociais e (2)na etapa de reconhecimento de palavras não relacionadas semanticamente. Em ambos os grupos foi verificada interação da aprendizagem de lista de palavras com o desempenho no subteste de aritmética. Em tarefas de localização de pontos que, tanto a etapa de aprendizagem, quanto a recordação imediata e tardia, em ambos os grupos, mostraram-se significantes o número de palavras lidas corretamente no subteste de leitura.
Descrição
Palavras-chave
transtorno do espectro do autismo , memória. atenção , avaliação , desempenho acadêmico
Assuntos Scopus
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