Comparação do desempenho da memória, atenção e aprendizagem em crianças com desenvolvimento típico e crianças com transtorno do espectro do autismo
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Almeida, Júlia Simões de
Orientador
Paula, Cristiane Silvestre de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Fuso, Simone Freitas
Mecca, Tatiana Pontrelli
Becker, Natalia
Araripe, Daniela Bordini de Alencar
Mecca, Tatiana Pontrelli
Becker, Natalia
Araripe, Daniela Bordini de Alencar
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Atipicidades no funcionamento da memória e da atenção em crianças com Transtorno do
Espectro do Autismo (TEA) podem ocasionar prejuízosdiretos no desempenho acadêmico.
O presente estudo teve por objetivo comparar a performance de crianças com
desenvolvimentotípico com a de crianças com TEA em medidas de memória (visual e verbal
imediatas e tardias e memória operacional) e de atenção e a avaliar a interação destas com
desempenho escolar nos domínios da leitura, escrita e aritmética. Participaram da pesquisa
47alunos, sendo 21 diagnosticados com TEA e 26 com desenvolvimento neurotípico, com
idades entre 7 e 12 anos, todos com QI e habilidades verbais variando entre abaixo e acima
da média. Para aferir a cognição das crianças foram utilizadas as Matrizes Progressivas
Coloridas de Raven ou Raven - Escala Geral, ou WISC-IV; para o vocabulário foi usado o Teste
Infantil de Nomeação - versão reduzida; e para compreensão auditiva o Teste Contrastivo
de Compreensão Auditiva. Para avaliar a atenção seletiva e sustentada foi aplicado oTeste de
Atenção por Cancelamento – TAC, e para rastreio de sintomas relacionados ao TDAH, os
responsáveis preencheram o SNAP-IV. Para aferir os subsistema da memória fori usada a
Children’s Memory Scale; e para o desemepenho acadêmico foram aplicados subtestes do Teste
de Desempenho Escolar (Leitura, Escrita e Matemática). Os resultados do estudo
apontaram desempenho inferior do grupo com TEA em: (1) memória visual imediata e
tardia em tarefas que retratavam situações sociais e (2)na etapa de reconhecimento de
palavras não relacionadas semanticamente. Em ambos os grupos foi verificada interação da
aprendizagem de lista de palavras com o desempenho no subteste de aritmética. Em tarefas
de localização de pontos que, tanto a etapa de aprendizagem, quanto a recordação imediata e
tardia, em ambos os grupos, mostraram-se significantes o número de palavras lidas
corretamente no subteste de leitura.
Descrição
Palavras-chave
transtorno do espectro do autismo , memória. atenção , avaliação , desempenho acadêmico