Criação de valor das interfaces digitais em lojas: um estudo exploratório no setor de varejo alimentar na cidade de São Paulo
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Reis, Rogerio Borges dos
Orientador
Meirelles, Dimaria Silva e
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Leon, Felix Hugo Aguero Diaz
Spers, Eduardo Eugênio
Spers, Eduardo Eugênio
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar e caracterizar como as interfaces
digitais criam valor nas lojas do varejo alimentar na cidade São Paulo. A revisão
teórica seguiu um roteiro de revisão dos construtos valor, modelo de negócios de
varejo, pontos de contato, jornada de compras, transformação digital e tecnologia no
varejo. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, baseada no paradigma
interpretativista, de caráter exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por
observação direta em lojas, sites e aplicativos de varejistas e através de entrevistas
com três executivos, sendo dois varejistas e um fornecedor. As entrevistas seguiram
um roteiro, com objetivos a serem atingidos através de perguntas abertas
semiestruturadas. A análise de dados foi dividida em duas etapas, a primeira onde
foram identificadas as interfaces digitais no varejo, analisando os dados coletados e
na segunda foi feita análise de conteúdo para analisar o valor criado pelas interfaces
identificadas. Os resultados da pesquisa mostram que: (i) as interfaces digitais criam
valor para o cliente através da redução do tempo de compras, redução do esforço de
compra e aumento do benefício das compras, enquanto cria valor para o varejista
pelo aumento da eficiência operacional e/ou aumento de receitas; (ii) a criação do
valor é multinível com os atores, cliente e varejista criando valor de forma
interdependente; (iii) o valor criado é cíclico; (iv) os clientes tem que superar custos
cognitivos, emocionais e sociais para usar uma interface digital, e o varejista tem papel
de facilitar o aprendizado e uso das interfaces digitais; (v) quando o cliente atribui valor
à uma interface ele adota o ponto de encontro em que ela se encontra ao seu
repertório de pontos de encontros de sua jornada de compras; (vi) os smartfones estão
assumindo papel de substituir artefatos em loja; (vii) as interfaces digitais não estão
mais restritas às lojas, na fase de compras das jornadas de compras e (viii) há
experiencias que acontecem em com dois encontros complementares, um digital e
outro em loja. Foi desenvolvido um modelo de como as interfaces digitais criam valor
no varejo alimentar.
Descrição
Palavras-chave
valor , modelo de negócios , inovação , transformação digital e varejo