Formação docente, discurso e sala de aula: idealização e prática

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Tipo
Tese
Data de publicação
2022-12-16
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Periotto, Sarah Jimena Moreno de Paula
Orientador
Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Martins, Valéria Bussola
Periotto, Maria Suelí
Rocha, Leilany Barcellos da
Programa
Letras
Resumo
A Educação tem demonstrado ser fator de importância na definição de rumos políticos, sociais e econômicos de povos e nações, visto tratar-se de área do conhecimento que, na perspectiva teórica adotada pela presente pesquisa, objetiva uma formação acadêmica que transcenda o universo das ideias para transpor-se às ações de indivíduos e coletividades dos mais diversos contextos da vida em sociedade. Nesse cenário, figura-se não apenas a idealização e a aplicação do currículo educacional estabelecido nas escolas, mas elementos preexistentes a tais aspectos: o discurso assumido, declaradamente ou não, pelas instituições de ensino, a formação inicial e continuada dos educadores e demais questões concernentes às condições gerais para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos tidos como fundamentais para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Qual, porém, é o impacto do discurso pedagógico assumido pelas escolas na prática educacional? Qual o papel da formação docente na transposição desse discurso para o fazer didático-pedagógico? Por fim, quais são as implicações socioeducacionais desse processo? Diante de tais questionamentos, esta tese, vinculada à linha de pesquisa Línguas e literaturas: formação de professores e práticas docentes, tem por objetivo geral buscar evidenciar que uma formação docente condizente com o discurso assumido por uma instituição de ensino é determinante para que as idealizações constantes desse discurso sejam refletidas na prática e, de fato, efetivem-se na formação discente. Diante disso, os objetivos específicos desta pesquisa consistem em realizar a análise de amostras do discurso da linha educacional da Legião da Boa Vontade (LBV), a partir do método proposto pela Análise de Discurso Textualmente Orientada; identificar se o discurso analisado se transpõe integral ou parcialmente à prática educacional e, se sim, de que maneira pode-se avaliar que isso acontece; evidenciar a relevância da formação docente para que sejam alcançados os objetivos educacionais pressupostos no discurso de uma instituição e/ou unidade escolar; e propor possíveis caminhos para a formação de professores a partir dos fatores estudados
Descrição
Palavras-chave
análise de discurso , educação , formação de professores , práticas docentes
Assuntos Scopus
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