Um jogo acessível para o ensino de UML

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Tipo
TCC
Data de publicação
2022-12-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Tavares, Irvin Ken Xavier
Orientador
Eliseo, Maria Amelia
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Programa
Resumo
Jogos educacionais vem sendo utilizados em diversas áreas do conhecimento como forma de engajar e motivar os alunos no aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi estudar acessibilidade e implementar algumas de suas diretrizes num jogo educacional para ajudar alunos com deficiência visual da área de Computação nos estudos sobre UML, focado nos diagramas de casos de uso. Para isso foram estudados conceitos de acessibilidade, UML e ferramentas de desenvolvimento de jogos sérios. Por fim foi desenvolvido um jogo que segue as diretrizes de acessibilidade analisadas e auxilia os alunos em seus estudos sobre diagramas casos de uso. O jogo foi validado com testes aplicados a usuários, que o jogaram e responderam perguntas sobre usabilidade e acessibilidade. Os testes mostraram que os requisitos de acessibilidade foram positivos no jogo.
Descrição
Palavras-chave
Jogos Educativos , acessibilidade , jogos educativos , uml
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