Value migration and business model innovation: an analysis of the strategic change from a process perspective
Tipo
Tese
Data de publicação
2022-10-28
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Camargo, Álvaro Antônio Bueno de
Orientador
Meirelles, Dimária Silva e
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Teixeira, Maria Luisa Mendes
May, Marcia Ramos
Popadiuk, Silvio
Rabechini Junior, Roque
May, Marcia Ramos
Popadiuk, Silvio
Rabechini Junior, Roque
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Objetivo: A inovação do modelo de negócios (BMI) tornou-se indiscutivelmente uma
maneira crítica de inovar. No entanto, seus fatores de sucesso ainda não são totalmente
compreendidos. Esta pesquisa visa reduzir essa lacuna por meio da compreensão da
dinâmica de inovação do modelo de negócios em empresas estabelecidas.
Desenho/metodologia/abordagem: este estudo exploratório utiliza uma abordagem de
processo e método qualitativo para coletar dados. Utilizou a técnica de “template” para
analisar os dados utilizando uma amostra de seis empresas que inovaram seu modelo de
negócios. Como fonte primária de evidência, este estudo utilizou entrevistas. A análise
documental, os registros históricos e a observação direta foram fontes secundárias de
evidência.
Descobertas e resultados: este estudo define uma estrutura para entender o processo de
inovação do modelo de negócios e as rotinas que compõem o processo. Também desvelou
o setor e os contextos internos das empresas pesquisadas, apontando os aspectos
favoráveis e desfavoráveis da inovação do modelo de negócios e os resultados obtidos
pelos clientes e pelas empresas pesquisadas em relação à inovação do modelo de
negócios.
Limitações da pesquisa: este estudo foi realizado apenas em seis organizações, cinco
das quais inovaram com sucesso seu modelo de negócios e uma que falhou.
Implicação para pesquisadores: este estudo esclarece que o valor é o principal
motivador para inovar um modelo de negócios, e avanços na compreensão das
capacidades dinâmicas, mostrando capacidades adicionais, como agilidade,
gerenciamento de projetos, modelagem e transição, também são cruciais para inovar um
modelo de negócios. Por fim, as proposições deste estudo mostram que o campo de
inovação de modelos de negócios e capacidades dinâmicas ainda apresenta lacunas de
pesquisa.
Implicações práticas: o framework definido neste estudo ajuda os gestores a entender
como acontece o processo de inovação empresarial e esclarece as capacidades que
qualquer empresa deve ter para inovar seu modelo de negócios com sucesso.
Originalidade e valor: além de trazer uma visão mais operacional do processo de inovação
do modelo de negócio, este estudo estende o conceito de capacidades dinâmicas ao
incorporar conceitos críticos e apontar a importância do tempo como variável crucial na
hora de inovar um modelo de negócio.
Descrição
Palavras-chave
modelo de negócio , inovação de modelo de negócio , capacidades dinâmicas , agilidade , gestão de projetos , criação de valor , configuração de valor , apropriação de valor