Arte urbana e ensino médio: a interação com o território em aulas de língua adicional

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-06-23
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Natalia Miaci Nogueira Lima e
Orientador
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Egas, Olga Maria Botelho
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O Grafite, uma das manifestações artísticas urbanas contemporâneas, é o principal objeto de estudo desta pesquisa. Ele permite reflexões interessantes quando alunos da terceira série do Ensino Médio, de um colégio particular de São Paulo, interagem com seu significado e sua representação. Sendo assim, o foco desta dissertação de mestrado é o de desenhar uma análise sobre como os alunos interagem com as obras de arte urbanas e com o seu território pessoal e assim tendem a ser mais participativos nas aulas de língua espanhola. Por meio de uma pesquisa-ação e da a/r/tografia, com o Projeto Caminos Cruzados, tal interação, também somada ao uso de tecnologias, busca mapear como o processo de ensino-aprendizagem torna se enriquecedor para educadores e estudantes, em âmbito interdisciplinar. Deste modo, pode fomentar neles pertencimento social e afetivo. Dialogamos com autores das áreas da Educação, da Arte e da Cultura e, por meio de mapas coletivos produzidos pelos grupos em que eles compartilham fotografias e comentários sobre obras presentes no caminho lar-escola-lar, pode se perceber que a troca de percepções é a chave para um desejo de comunicação, tornando o processo de aprendizagem mais significativo, além de mudar positivamente a visão dos estudantes em relação à arte de rua.
Descrição
Palavras-chave
grafite , arte urbana , ensino médio , São Paulo , interação , território , tecnologia , língua estrangeira , formação de professores
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