Uma comparação entre as teorias comportamentais e cognitivas no processo de aprendizagem na educação
Tipo
TCC
Data de publicação
2021
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ribeiro, Felipe Chaves
Orientador
Mattos, Cristine Fickelscherer de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O objetivo desta pesquisa é, comparando teorias a respeito dos processos de
aprendizagem, vislumbrar possíveis alternativas para enfrentar problemas do sistema
educacional brasileiro e, desta forma, sugerir reflexões e abordagens que possam colaborar
no cotidiano escolar. Para i sso, ter-se-á em conta a aproximação a uma área estreitamente
relacionada à educação: a da Psicopedagogia. Por meio do comportamentalismo de Skinner
e do cognitivismo de Piaget e Vygotsky serão comentadas questões de aprendizado e
educação.
This research aims at comparing theories about l earning processes, to envision possible alternatives to face problems of the Brazilian educational system and, thus, to suggest reflections and approaches that can collaborate i n daily school l ife. For this, one will take i nto account the approach to an area closely related to education: that of Psychopedagogy. Through Skinner's behaviorism and Piaget and Vygotsky’s cognitivism, l earning and education i ssues will be commented on.
This research aims at comparing theories about l earning processes, to envision possible alternatives to face problems of the Brazilian educational system and, thus, to suggest reflections and approaches that can collaborate i n daily school l ife. For this, one will take i nto account the approach to an area closely related to education: that of Psychopedagogy. Through Skinner's behaviorism and Piaget and Vygotsky’s cognitivism, l earning and education i ssues will be commented on.
Descrição
Palavras-chave
processos de aprendizagem , sistema educacional brasileiro , Piaget , Vygotsky , learning processes , Brazilian educational system , Piaget , Vygotsky