100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922: sequência didática para a 3ª série do ensino médio e seus resultados
Tipo
TCC
Data de publicação
2022
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Oliveira, Mariana Cajado de
Orientador
Martins, Valéria Bussola
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que é durante o Ensino
Médio que os alunos buscam ampliar e consolidar o aprendizado adquiro no período
do Ensino Fundamental, além de desenvolver um diálogo entre as áreas do
conhecimento. Para que essa ação ocorra de maneira satisfatória, faz-se necessário
que os estudantes possam articular o conhecimento da sala de aula com o
desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, de modo a aplicar estes
conhecimentos em situações práticas e relevantes da vida cotidiana. Além disso, no
século XXI, o docente lida, em sala de aula, com alunos que necessitam ser
protagonistas de seus processos de construção de aprendizagem e identidade de
forma autônoma e considerando suas criações pessoais, aspectos a serem
aplicados no que tange à área de Linguagens e Tecnologias. Foi a partir da
necessidade proporcionar um dinamismo nas aulas de Literatura do Ensino Médio,
que permitam o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, e da
forte relação entre Língua Portuguesa e Arte que surgiu o tema deste Trabalho de
Conclusão de Curso com o objetivo de aproximar os alunos do que ficou conhecido
como A Semana de Arte Moderna de 1922, um marco no Modernismo e em toda a
arte brasileira. Será apresentada uma sequência de oito aulas teóricas e práticas
que foi desenvolvida com alunos da 3ª. série do Ensino Médio do Colégio Aliança,
da cidade de Mairinque, São Paulo, e que foram concluídas com a elaboração de
um novo evento de Arte Moderna criado, organizado por eles e apresentado a toda a
comunidade escolar. Foram utilizados como base teórica os pressupostos de Brasil
(1996 e 2017), Cosson (2014), Rouxel e Rezende (2013), Lajolo (2008) e Zilberman
(2008).
Descrição
Palavras-chave
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , ensino médio , arte , modernismo , literatura , protagonismo , high school , art , modernism , literature , protagonism