100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922: sequência didática para a 3ª série do ensino médio e seus resultados
Tipo
TCC
Data
2022
Autores
Oliveira, Mariana Cajado de
Orientador
Martins, Valéria Bussola
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que é durante o Ensino
Médio que os alunos buscam ampliar e consolidar o aprendizado adquiro no período
do Ensino Fundamental, além de desenvolver um diálogo entre as áreas do
conhecimento. Para que essa ação ocorra de maneira satisfatória, faz-se necessário
que os estudantes possam articular o conhecimento da sala de aula com o
desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, de modo a aplicar estes
conhecimentos em situações práticas e relevantes da vida cotidiana. Além disso, no
século XXI, o docente lida, em sala de aula, com alunos que necessitam ser
protagonistas de seus processos de construção de aprendizagem e identidade de
forma autônoma e considerando suas criações pessoais, aspectos a serem
aplicados no que tange à área de Linguagens e Tecnologias. Foi a partir da
necessidade proporcionar um dinamismo nas aulas de Literatura do Ensino Médio,
que permitam o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, e da
forte relação entre Língua Portuguesa e Arte que surgiu o tema deste Trabalho de
Conclusão de Curso com o objetivo de aproximar os alunos do que ficou conhecido
como A Semana de Arte Moderna de 1922, um marco no Modernismo e em toda a
arte brasileira. Será apresentada uma sequência de oito aulas teóricas e práticas
que foi desenvolvida com alunos da 3ª. série do Ensino Médio do Colégio Aliança,
da cidade de Mairinque, São Paulo, e que foram concluídas com a elaboração de
um novo evento de Arte Moderna criado, organizado por eles e apresentado a toda a
comunidade escolar. Foram utilizados como base teórica os pressupostos de Brasil
(1996 e 2017), Cosson (2014), Rouxel e Rezende (2013), Lajolo (2008) e Zilberman
(2008).
Descrição
Palavras-chave
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , ensino médio , arte , modernismo , literatura , protagonismo , high school , art , modernism , literature , protagonism