A temática do racismo nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
Tipo
TCC
Data de publicação
2020
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Nívea Alves da
Moreno, Santiago
Moreno, Santiago
Orientador
Martins, Valéria Bussola
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Programa
Resumo
O ano de 2020 foi marcado por inúmeros acontecimentos que levaram a população
brasileira e a população mundial a refletir sobre o tema racismo. Embora esta
temática já exista em documentos metodológicos nacionais, como os Parâmetros
Curriculares Nacionais, de 1998, nem sempre são realizados nas escolas trabalhos
que efetivamente levem os alunos a refletir sobre a gravidade do racismo ainda tão
presente no mundo. Uma parcela da população (principalmente a branca) não dá a
devida atenção a essa temática e a outra parcela (a parda e a preta, constantemente,
não recebem, na mídia brasileira, a devida oportunidade para tratar dessa questão
do ponto de vista de quem sofre diariamente com posturas, ações e falas
preconceituosas. Foi a partir dessa discussão que surgiu o tema deste Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC). Pretendeu-se investigar o contexto em que ocorrem as
aulas de interpretação de texto no 9º. ano do Ensino Fundamental do componente
curricular Língua Portuguesa e ofertar aos professores uma sequência didática sobre
o tema transversal racismo, calcada nos pressupostos teóricos de nossa Base
Nacional Comum Curricular. Ao longo do caminho didático-metodológico criado por
este TCC, almejou-se levar os discentes do 9º. ano a refletir sobre o tema, analisar
a utilização de algumas palavras que carregam a herança histórica da escravidão
que deixou marcas duras no passado de nosso país e desenvolver nos alunos,
principalmente, a habilidade de reconhecer estereótipos e preconceitos étnicos
marcados em textos orais e escritos. Por fim, é importante destacar, também, que,
além da BNCC, base teórica desta pesquisa, foram utilizados os pressupostos
teóricos de Antunes (2016), Barros (1988), Brasil (1998 e 2017) e Ribeiro (2019).
Descrição
Palavras-chave
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , língua portuguesa , tema transversal , racismo , portuguese language , transversal theme , racism