As experiências das crianças na apropriação dos espaços do ceu Butantã pela perspectiva do currículo paulista de educação infantil
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-08-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Loiola, Sandra Cristina Andrade
Orientador
Souza Neto, João Clemente de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Perez , Maria Aparecida
Perez , Maria Aparecida
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho é um estudo sobre as experiências das crianças na apropriação dos espaços do Centro Educacional Unificado (CEU) - Butantã pela perspectiva do Currículo Paulista de Educação Infantil. O CEU constitui um território repleto de interações, relações e modificações onde se promove a cultura e o bem estar dos sujeitos. Esta pesquisa investigou como as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) se apropriam dos espaços do complexo CEU através da convivência humana, de suas atuações espontâneas e intencionais no desenvolvimento das atividades pedagógicas. Neste espaço vivem seus conflitos, interagem, investigam, pensam e estabelecem vínculos com seus pares e com as estruturas sociais e pedagógicas existentes no
CEU. Esse processo é inseparável e tributário da escuta atenta e da intencionalidade docente. Diante disto optamos pela metodologia da pesquisa-ação e utilizamos outras técnicas de pesquisa como a fotografia e outras linguagens. Somente o encontro entre as crianças, o professor e o espaço é que evidenciam a centralidade e a potencialidade como cruciais na experiência pedagógica. Esta pesquisa foi fundamentada no currículo da Educação infantil do município de São Paulo, pela perspectiva de Paulo Freire, Corsaro, Vygotsky, Arroyo, Sarmento e Libâneo acerca do desenvolvimento da imaginação e da criatividade da infância. Ao investigar os espaços do CEU como uma Instituição Educativa, indicamos e analisamos os estudos de Padilha e Silva e Perez. Concluímos que a riqueza dos espaços e sua amplitude são primordiais para o desenvolvimento de uma educação integral e que existe uma relação direta entre a variedade e a qualidade dos espaços pedagógicos, as atividades realizadas e a apropriação das crianças. Nesta dinâmica, as crianças e os professores são produtores de conhecimentos. As fotos e os desenhos apontam o jeito próprio das crianças produzirem seu conhecimento
Descrição
Palavras-chave
infância , educação integral , apropriação , espaços , diálogo