Automatização do processo de gerenciamento de mudanças de tecnologia da informação em uma instituição financeira
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-08-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gomes, Milena Uezu
Orientador
Cappellozza, Alexandre
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Franklin, Marcos Antonio
Pinochet, Luis Hernan Contreras
Pinochet, Luis Hernan Contreras
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
RESUMO
Objetivo: Implementar uma solução ligada ao processo de gerenciamento de mudanças de TI, que atenda o volume de requisições de mudanças na velocidade exigida com a adoção dos métodos ágeis pelas equipes de desenvolvimento e eliminação de gargalos na implantação das requisições de mudanças, além de oferecer uma melhor experiencia ao colaborador em uma instituição financeira considerada tradicional.
Aplicação: A solução envolve a automatização do ciclo de vida de software, por meio da implantação de uma solução orquestradora, capaz de integrar a as ferramentas de CD/CI com o processo de gerenciamento de mudanças de TI, revisado com base nos direcionamentos do framework ITIL 4 e automatizado em uma plataforma de ITSM que permite integrações com demais tecnologias e que fornece agilidade sem perder a qualidade das entregas e não compromete a conformidade exigida pelos órgãos regulatórios.
Inovação: Considera-se como uma das inovações, o preenchimento automático da requisição de mudança e a criação do Comitê Consultivo de Mudanças automático que permite as mudanças de risco baixo serem implantadas sem nenhuma ação humana no processo de gerenciamento de mudanças.
Complexidade: A solução envolveu alto grau de complexidade pela presença de culturas diferentes entre as áreas de desenvolvimento com mindset ágil, o que demandou a interação com as áreas operacionais que estavam resistentes às mudanças, além da necessidade de priorizações das áreas de tecnologia para a participação do projeto.
Impacto: Observou-se o aumento da satisfação do usuário quanto à velocidade das implantações e a sua experiência na utilização do processo, a melhoria da performance da plataforma e visão gerencial em tempo real. Com a revisão e adequação das alçadas de aprovação de requisição de mudanças e automação de 90% das atividades do time de Gestão de Mudanças houve um acréscimo de 50% na agilidade das aprovações e a redução significativa de 40% no custo unitário da operação.
Método: adotou-se a metodologia de trabalhos práticos e aplicados, apresentada em Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), com a análise de fontes primárias e secundárias de informação. A implantação da solução foi realizada em método híbrido.
Descrição
Palavras-chave
gerenciamento de mudanças de TI , método ágil , banco digital , ciclo de vida de software , ITSM , ITIL