Crianças migrantes e refugiadas: o acesso à educação infantil
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-08-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Elsing, Maiara Frida
Orientador
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Pratos, Rosalia Maria Netto
Pratos, Rosalia Maria Netto
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa surgiu com o cenário global da grande demanda de deslocamentos de migrantes e refugiados para o Brasil nos últimos anos. Em 2019, foram registrados os maiores índices de migrantes, refugiados e solicitantes de
refúgio no país; o volume médio mensal de movimentos de entrada e saída pelas fronteiras brasileiras no ano de 2019 foi de quase 2,5 milhões de pessoas. Diante disso, esta pesquisa busca investigar como ocorre o acolhimento das crianças
migrantes e refugiadas em uma escola da rede pública do município de São Paulo/SP. Pretendemos compreender, por meio de um estudo de caso, em uma Escola Municipal de Educação Infantil, situada no Brás – centro de São Paulo, como
a instituição e os professores se preparam para receber e acolher essas crianças, vez que, o fluxo de crianças migrantes e refugiados na EMEI é de grande relevância. A partir da observação dos alunos e da turma, entrevistas com as professoras e
coordenadora e análise de documentos oficiais da escola, intencionamos compreender como as crianças são recebidas e acolhidas nesse ambiente escolar. Além disso, por meio dessa metodologia, respondemos ao seguinte problema de
pesquisa: “como ocorre o acolhimento das crianças migrantes e refugiadas na rede pública de educação do município de São Paulo?” Diante de tudo que foi observado e analisado, podemos dizer que as ações desenvolvidas pela escola para o
acolhimento destas crianças estão muito mais voltadas às práticas das professoras do que da escola em si. Mesmo havendo um projeto institucional onde a temática é trabalhada e desenvolvida e acontecendo formação continuada sobre o assunto
percebemos, ao observar as duas professoras, que cada profissional desenvolve ações de acolhimento de forma distinta, evidenciando que as práticas surgem de forma individual.
Descrição
Palavras-chave
migrantes e refugiados , educação infantil , acolhimento , culturas da infância