Aprendizagem da docência: narrativas de professores iniciantes de ciências e de biologia de uma universidade particular da cidade de São Paulo

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-06-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Oliveira, Luis Gustavo Souza de
Orientador
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Garcia, Paulo Sérgio
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Sabe-se que a educação brasileira tem sofrido muitas dificuldades ao longo de vários anos (GARCIA et al., 2006; GATTI, 2010), por isso constituem-se importantes questionamentos acerca dos processos inerentes do processo (FREIRE, 2006; LIBÂNEO, 2008). Um deles é a própria formação de professores que não tem cumprido seu papel de ajudar na preparação adequada de professores (NÓVOA, 1997, 2007; MIZUKAMI, 2010, 2011; DARLING HAMMOND, 2019; DE OLIVEIRA e PECHLIYE, 2018, 2020, 2021), especialmente na área das Ciências e Biologia (BIZZO, 2000, 2004; KRASILCHIK, 2000, 2004; MORTIMER, 2000; CARVALHO, 2013, 2018). Um recorte disto são os pensamentos sobre a aprendizagem da docência, como ela ocorre, suas explicações e seus processos. Por isso esse trabalho objetivou investigar e analisar quais os fatores essenciais da formação de professores de Ciências e/ou Biologia. Para isso, foram entrevistados oito professores formados em uma universidade particular da cidade de São Paulo que lecionam as disciplinas de Ciências e/ou Biologia por até cinco anos dentro da docência. Foi elaborado um roteiro que continha 15 perguntas pautadas em cinco vertentes, que foram transformadas em categorias de análise. São elas: escolha profissional e concepções de ensino e de aprendizagem, aprendizagem da docência, base de conhecimento e processo de raciocínio pedagógico, prática docente e reflexões da profissão docente. Dentre as principais respostas podem ser elencadas as influências que os entrevistados tiveram de professores da educação básica ou da graduação que os conduziram à escolha pela licenciatura, além de uma cultura circundante que também colaborou. Os participantes estão filiados à ideia de que a aprendizagem da docência é aprendida ao longo da vida, o que acontece pelas vivências experienciadas ao longo da atuação e consideram que programas de formação como o PIBID são auxiliadores dessa aprendizagem, porque podem construir um repertório de conhecimentos para o ensino, o que acontece por um caminhar dinâmico e reflexivo. E por último, os professores entrevistados compartilham ideias de haver a figura do bom professor, mas que existe um conjunto de características que ajuda na proposição conceitual. Por apresentarem caminhos comuns de formação dentro da mesma universidade, as concepções neles construídas são parecidas.
Descrição
Palavras-chave
professores iniciantes , aprendizagem da docência , base de conhecimento para o ensino , processo de raciocínio pedagógico , práticas pedagógicas
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