O direito ao brincar como pressuposto de isonomia e proteção integral de crianças

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Tipo
TCC
Data de publicação
2021-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Soares, Ana Beatriz Bueno de Aguiar
Orientador
Andreucci, Ana Cláudia Pompeu Torezan
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Programa
Resumo
A presente pesquisa tem o intuito do estudo das influências do ato de brincar na manutenção das estruturas sociais atuais. Pretende-se estudar a diferenciação da brincadeira “de menina” e “de menino” e estabelecer que não há, de fato, qualquer tendência das crianças a manter o estereótipo de gênero. O ato de brincar é dominado pelo mundo adulto e torna-se um reflexo dele. A intenção da presente pesquisa é a comprovação de que não existem características inatas relacionadas ao gênero e interesses infantis. Pretende-se pela comprovação de que a diferenciação de gênero nas brincadeiras está diretamente relacionada à intervenção adulta no universo infantil. Além disso, é estudado como essas diferenciações, ocorridas logo na primeira infância, contribuem para a manutenção da sociedade patriarcal e suas estruturas.
This research aims to study the influences of the act of playing in the maintenance of current social structures. It is intended to study the differentiation of “girl” and “boy” play and to establish that there is, in fact, no tendency for children to maintain the gender stereotype. The act of playing is dominated by the adult world and becomes a reflection of it. The intention of this research is to prove that there are no innate characteristics related to gender and children's interests. It is intended to prove that gender differentiation in games is directly related to adult intervention in the children's universe. In addition, it is studied how these differentiations, which occurred in early childhood, contribute to the maintenance of patriarchal society and its structures.
Descrição
Trabalho indicado pela banca examinadora ao Prêmio TCC
Palavras-chave
direito ao brincar , educação infantil , proteção integral , estereótipo de gênero , legal right to play , child education , integral protection , gender stereotype
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