Aplicação do Inventário de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC) versão de pais em uma amostra de crianças de estados do Nordeste do Brasil para avaliação de dificuldades escolares

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Tipo
Tese
Data de publicação
2022-05-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Barros, Bruno Gustavo Lins de
Orientador
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rodrigues, Camila Cruz
Araújo, Marcos Vinicius de
Marino, Regina Luisa de Freitas
Ribeiro, Adriana de Fátima
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Evidências de atrasos cognitivos no desenvolvimento em crianças são um importante indicativo para que pais busquem por avaliação neuropsicológica (ANP) para analisar as dificuldades cognitivas dos seus filhos. A ANP tradicional demanda tempo e custos significativos, o que pode dificultar seu acesso em uma realidade socioeconômica mais difícil como a de muitas cidades da Região Nordeste do Brasil. Diante disso, inventários que avaliam dificuldades cognitivas, baseado nos relatos de pais e professores ajudam a rastrear os principais problemas do desenvolvimento, entretanto há poucos instrumentos validados para esse fim. Um deles é o Inventário de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC), desenvolvido por Marino, em sua tese de doutorado, que avalia perfis cognitivos compatíveis com Deficiência Intelectual (leve), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Dislexia. O objetivo deste trabalhofoi buscar evidências de validade para o IRDC versão de pais, com base em variáveis externas para uma amostra de crianças do Nordeste do Brasil. Pais de 63 crianças com queixas de dificuldades escolares e de desenvolvimento, que tinham entre 6 e 11 anos, residentes em Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, responderam oIRDC, o Inventário de Dificuldades em Funções Executivas (IFERA-I), o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) e um Roteiro de perguntas sobre desatenção, hiperatividade e impulsividade (TDAH-DSM), para buscar evidências de validade adicionais do IRDC. A aplicação dos questionários aconteceu na modalidade online, com a divulgação nas instituições que atendem as crianças com atrasos no desenvolvimento, secretaria de educação e escolas. Nos resultados, foram realizadas análises descritivas e correlação de Pearson entre os fatores do IRDC e os do IFERA, SDQ e TDAH-DSM. Também foram comparadas as médias dos fatores do IRDC entre os grupos com diferentes condições clínicas relatadas por seus pais, especificamente transtorno do espectro autista (TEA), TDAH e DI. Para isso foi utilizada a análise Kruskal-Wallis e comparação par a par de Dwass-Steel-Critchlow-Fligner com nível de significância de 0,05. Os resultados mostraram que a maioria das correlações foram positivas e de magnitude fraca a moderada, entretanto todos os fatores do IRDC apresentam correlação com os do IFERA. As correlações entre o IRDC e o TDAH DSM foram majoritariamente significativas, positivas e variando entre moderada a forte. As correlações entre IRDC e SDQ foram significativas, positivas e de magnitude fraca, moderada e forte. Sendo assim, pode-se dizer que o IRDC demonstrouevidências de validade adicionais, quando avaliada sua utilização em cidades da Região nordeste do Brasil, sendo um bom instrumento de rastreamento de dificuldades associadas ao desenvolvimento em crianças com sinais de desatenção, dificuldades de leitura e com dificuldades em habilidades intelectuais, podendo discriminar grupos de crianças com indicadores clínicos de dificuldades cognitivas
Descrição
Palavras-chave
transtornos do neurodesenvolvimento , dificuldades escolares , diagnóstico diferencial , habilidades cognitivas
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