Universidade Presbiteriana Mackenzie: instituição comunitária, confessional e protestante no campo do ensino superior no Brasil
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-02-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Oliveira, Levi Alexandre de
Orientador
Ramos, Rosangela Patriota
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ramos, Alcides Freire
Almeida, Cleverson Pereira de
Almeida, Cleverson Pereira de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este estudo “UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE: Instituição Comunitária, Confessional Protestante na Educação Superior no Brasil” consiste em uma
comunidade de onde emerge uma escola infantil que depois de duas décadas adentra também no Ensino Superior. Esta comunidade tem um percurso intercontinental, desde a
sua gênese em um grupo religioso na Inglaterra à experiência brasileira, passando pela formação norte-americana. Na primeira parte, a análise procura situar a formação dos Puritanos na Inglaterra que após a Reforma Protestante do Século XVI. Estes eixos foram também considerados nos períodos coloniais e nacionais norte-americanos, contextos em que fundaram a Universidade de Harvard no início do período colonial e a Universidade e Princeton após o período dos avivamentos. Sofreram os influxos externos também do liberalismo e do pietismo e internos da experiência do avanço das fronteiras geopolíticas, da guerra de independência. Na segunda parte, o estudo busca compreender a natureza da mentalidade protestante no Brasil, em face a mudança de cenário cultural e de cultura política em que este grupo está inserido. Tentou-se descrever também o campo da Educação Superior no Brasil em especial diante da legislação de 2013 que tipifica as Instituições Comunitárias de Educação Superior — ICES. Por fim, na terceira parte deste estudo procurou-se descrever como a Universidade Presbiteriana Mackenzie se insere dentro deste contexto, observando algumas mudanças estruturais ocorridas na instituição e a influência de seus gestores durante e após o período de nacionalização da Instituição.
A hipótese que se procurou mostrar ao longo da pesquisa é que os protestantes organizam sua ação no movimento liberal europeu, no estágio inicial, da sua interação com a experiência colonizatória norte-americana e da sua luta contra a hegemonia católico-romana no Brasil. Neste interim vão deixando ações que transcendem os limites da comunidade.
Descrição
Palavras-chave
protestantismo , diálogos transatlânticos , instituições de ensino