Custo humano do trabalho e depressão percebida por professores de graduação “contingencialmente” a distância no estado de São Paulo

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-02-11
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Siqueira, Gabriela Cristina Gomes
Orientador
Almeida, Cleverson Pereira de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Arellano, Eliete Bernal
Carvalho, Alysson Massote
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Ao final de 2019 uma doença surgida na China passou a se espalhar pelo mundo chegando ao Brasil em fevereiro de 2020. No mês seguinte a COVID-19 passou a ser tratada como pandemia pela OMS. Para que a transmissão da doença pudesse ser contida, diversas medidas foram adotadas no mundo, comércios foram fechados, voos internacionais foram cancelados, o home office virou uma realidade em grande parte das empresas e o ensino presencial teve que ser adaptado para o formato remoto. Escolas, creches e universidades foram fechadas, e aquelas que tinham uma estrutura mínima passaram a atuar de forma online. Neste contexto, emerge a educação superior remota, de modo mais abrangente no Brasil. Todo o planejamento para as atividades acadêmicas teve que ser repensado e reestruturado, professores tiveram que readequar seus materiais de aula (o que também contemplou transformação de aulas práticas em teóricas, quando da impossibilidade de outro “arranjo”), além de aprender muito rapidamente as ferramentas tecnológicas necessárias para que o processo de ensino-aprendizagem não parasse. Todo esse processo de transformação no ensino ocorreu em cerca de três a cinco semanas e devido ao impacto destas mudanças, tornou-se pertinente avaliar o custo humano do trabalho de professores de graduação (originalmente presencial) em instituições nãopúblicas de educação superior no estado de São Paulo, no contexto pandêmico, e a incidência de depressão percebida. Foi disponibilizado questionário eletrônico com três escalas psicometricamente validadas: escala de avaliação de contexto de trabalho (EACT); escala de custo humano do trabalho (ECHT) e Questionário da Associação Europeia de Depressão IDEA (adaptado para a língua portuguesa), além de questões de perfil demográfica e cinco abertas. Oitenta e seis docentes responderam e os principais resultados foram: na organização do trabalho e nas relações socioprofissionais a situação é considerada crítica, já as condições de trabalho foram consideradas satisfatórias. No aspecto físico do custo humano do trabalho, o quadro geral é satisfatório, enquanto o custo cognitivo apresentou uma situação grave e o afetivo/ emocional se encontra crítico.
Descrição
Palavras-chave
custo humano do trabalho , ensino remoto , trabalho docente , depressão percebida
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