Escolas estaduais em favelas de São Paulo: Questões de territorialização: estudos de caso e seus aspectos projetuais
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-02-23
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Araújo, Juliana Grimaldi de
Orientador
Villac, Maria Isabel
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lima, Ana Gabriela Godinho
Pirró, Lúcia Fernanda de Souza
Pirró, Lúcia Fernanda de Souza
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Esta dissertação consiste em uma construção de material referencial sobre os
aspectos de interferência no desenvolvimento do aluno na escola, mais
especificamente relacionando políticas públicas, aspectos pedagógicos e sociais e
padrões construtivos de espaços escolares. Por fim, as análises dos estudos de caso
de escolas em favelas de São Paulo com o objetivo de apontar circunstâncias
específicas dessas construções.
A construção do contexto político e histórico da arquitetura escolar e da
educação no Brasil acontece no primeiro capítulo teórico, trazendo teorias educativas
de ensino integral e ideais educacionais defendidas por autores como Anísio Teixeira
e Ivanir Rocha. As vertentes educacionais e os pensadores que as embasaram, em
conjunto com as suas interferências nos espaços físicos de aprendizado são
abordados no segundo capítulo teórico, enquanto o questionamento do papel do
Estado na educação foi feito mediante levantamento de dados; a crítica ao espaço
escolar é baseada nos conceitos de favelização de Daniel Thin e Edson Diniz.
Após entender como esses ambientes funcionam e os motivos desse
relacionamento entre o espaço escolar e os fatores comportamentais, questiona-se
por meio do levantamento de questões projetuais das escolas escolhidas sobre a
adequação do espaço escolar.
Para exemplificar claramente as inadequações, a dissertação considera três
estudos de caso e análises arquitetônicas de escolas estaduais implementadas em
favelas, sendo elas Vila Missionária, Paraisópolis e Americanópolis, por meio de
conceitos de Roger Clark, Michael Pause e Francis Ching. As escolas foram
escolhidas a partir do recorte feito pela vivência individual da autora, uma vez que,
dentre onze escolas estaduais em que houve trabalho e relação com alunos e famílias,
as três aqui estudadas foram construídas dentro de favelas.
Descrição
Palavras-chave
arquitetura escolar , escolas em favelas , análise de projeto