A biblioteca universitária contemporânea: um lugar de ensino-aprendizagem

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-02-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pereira, Aline Amarante
Orientador
Vieira, Marili Moreira da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lopes, Ana Lúcia de Souza
Araújo, André Vieira de Freitas
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo identificar a biblioteca universitária na atualidade como um lugar de ensino-aprendizagem, de apropriação informacional e cultural e atuante na universidade, bem como compreender o papel da biblioteca e do bibliotecário como mediadores desse processo. O embasamento teórico sobre aprendizagem está ancorado nos conceitos de aprendizagem do psicólogo sócio-interacionista Vigotsky. Para fundamentarmos a relação da biblioteca com a informação e educação, nos baseamos nos conceitos da infoeducação dos autores Perrotti e Pieruccini; para conceituar a mediação cultural, valemo-nos dos mesmos autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que utilizamos a Roda de Conversa, proposta por Warschauer, com bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias. Para análise dos dados utilizamos a análise de prosa, de André. A partir das rodas de conversas pudemos constatar que a biblioteca universitária ainda é um local de pesquisa e que, em grande medida, a relação com os sujeitos se dá por meio de treinamentos que ajudem o aluno a desenvolver a competência para localizar a informação. Por fim, é necessário que a biblioteca universitária reveja sua função que, ainda é, em grande medida, tecnicista, para que seja um lugar de apropriação cultural.
Descrição
Palavras-chave
biblioteca universitária , biblioteca universitária contemporânea , aprendizagem significativa , infoeducação , mediação , competência da informação , competência (crítica) da informação
Assuntos Scopus
Citação