Os reptos da pedagogia social nas ações educativas da articulação da Juventude Salesiana no nordeste do Brasil
Tipo
Tese
Data de publicação
2022-02-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Sebastião Jacinto dos
Orientador
Souza Neto, João Clemente de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Caliman, Geraldo
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Caliman, Geraldo
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
No Nordeste do Brasil existem muitas experiências de educação voltadas para as práticas de valorização das pessoas e das questões sociais. Trata-se de uma região cuja narrativa histórica cristalizou a reprodução da desigualdade social, o que tem provocado a migração de seus habitantes e os colocado em situação de privação de oportunidades. As práticas de educação social utilizadas no Nordeste ainda são pouco conhecidas como meio teórico e estratégico de compreensão do indivíduo no seu convívio social e educacional. Assim, o objetivo geral desta tese é compreender, a partir dos depoimentos dos egressos, se as práticas de educação salesiana presentes na AJS no Nordeste do Brasil têm relação com as teorias da pedagogia social e com as práticas da educação social. Esta pesquisa optou pelo método de estudo de caso com a abordagem da autoanálise, da etnometodologia e de entrevistas semiestruturadas com dezenove egressos, com a finalidade de capturar os domínios sociocultural, sociopedagógico, sociopolítico, sociopastoral e socioambiental da pedagogia social. A pedagogia social, enquanto ciência que estuda as dimensões pessoal, comunitária e educativa, fornece subsídios teóricos para a compreensão da trajetória de apropriação do jovem no projeto pedagógico da instituição. Autores como Bauman (2013), Bosco (2014), Bourdieu (2005) Braido (2008, 2014) Caliman (2021), Delores (2010), Fistarol (2011), Freire (2021b), Graciani (2014, 209), Makareno (2012), Natorp (1913), Pistrak (2011), Princípios (2016), Silva Filho (2003), Souza Neto (2010), Vigostski (2010), contribuíram para a formulação do construto teórico. Foi possível concluir que as ações pedagógicas da AJS estão próximas das concepções e práticas da educação social e da pedagogia social. Elas levam o indivíduo a aprender a conviver, aprender a dialogar, aprender a ser, aprender a fazer, e o integram na comunidade, no mercado e na cultura, o que permite a ele uma tomada de consciência existencial. Acredita-se que os egressos pesquisados foram levados a uma dinâmica pedagógica que os despertou para a compreensão de suas condições pessoais, sociais e educativas, e os orientou a buscarem seus projetos pessoais de vida.
Descrição
Palavras-chave
juventude , pedagogia salesiana , pedagogia social , práticas de educação social , autoanálise