Desenvolvimento profissional docente: o que aprendemos com o ensino remoto no contexto da pandemia
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-02-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Sandro Valérius dos
Orientador
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Aparício, Ana Silvia Moço
Aparício, Ana Silvia Moço
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar como a base do conhecimento do professor do ensino médio e técnico foi ampliada durante o período de ensino remoto e quais as aprendizagens da docência foram intensificadas neste processo. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritivo-analítica, de natureza qualitativa. Para realização do estudo, inicialmente, analisamos quatro pesquisas realizadas por instituições governamentais e não governamentais, que investigaram o cenário da educação durante o período do ensino remoto. Posteriormente realizamos uma pesquisa entre os professores de uma escola técnica do interior do estado de São Paulo e entrevistamos 09 (nove) professores a respeito do assunto. Para a abordagem adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: Estudo documental, aplicação de pesquisa por meio de formulário e entrevista através de plataforma digital. A fundamentação teórica concentrou-se nos estudos de Antônio Nóvoa, Carlos Marcelo e Lee Shulman que tratam da formação dos professores e desenvolvimento profissional. A análise dos dados revelou que entre as aprendizagens encontra-se a colaboração, humanização, possibilidade de mudança de antigas práticas, adaptação em novos ambientes de atuação, e capacidade de desenvolver novos saberes para a prática docente.
Descrição
Palavras-chave
formação do professor , Covid-19 , ensino remoto , educação , desenvolvimento profissional docente