Plataforma educacional híbrida e integrada do Senac de São Paulo
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-02-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pereira, Fernando Sátiro
Orientador
Medeiros Júnior, Alberto de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Cappellozza, Alexandre
Oliva, Fábio Lotti
Oliva, Fábio Lotti
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Assunto: Objetiva apresentar como foi desenvolvida a solução de um problema e, também, a identificação de uma oportunidade no Senac São Paulo, visando garantir a continuidade do negócio educacional decorrente do distanciamento social, advindo da pandemia de Covid-19. Aplicação: O resultado obtido com a solução do problema foi a implantação da metodologia de automação de processos pelo Business Process Management Software (BPMS), integrando a cadeia de valor que envolve um aluno até a criação de uma sala de aula virtual, com os respectivos materiais didáticos para cada curso do portfólio de produtos educacionais técnicos e profissionalizantes do Senac São Paulo. Inovação: Em consequência da Covid-19, o distanciamento social exigiu uma solução inovadora para a concretização das aulas, principal produto de uma instituição de ensino. Considerada a urgência por uma tomada de decisão, uma releitura da cadeia de processos envolvendo divulgação e venda de um curso foi necessária, objetivando a compreensão da realidade e de como seria possível a adaptação às novas condições trazidas pelo contexto. Este, considerado de extrema transformação digital para as empresas, baseada em metodologias de mapeamento de modelagem de processos. O produto, no caso, a automação do processo denominado ensalamento automático do aluno e do docente, está amparado por modernas tecnologias de processos de automação e pela capacidade das plataformas colaborativas presentes no mercado. Impacto: Considerando o cenário que se apresentou para todos os segmentos da economia, a iminente necessidade da adaptação dos processos de trabalho se tornou o pilar para se adaptar e se reposicionar no mercado, a partir de estratégias de transformação digital. Esse conceito não
se ampara somente na tecnologia da informação, mas a considera como fator impulsionador essencial para acomodar novos formatos operacionais e de negócio à luz da sua capacidade de transformação. O impacto operacional na instituição foi imediato e foi permitido que toda a base de funcionários e de alunos continuassem suas atividades administrativa e educacional de forma remota. A estrutura física e operacional existente naquela ocasião, considerando o mês de março de 2020 como recorte transformador de formato operacional, ultrapassaram as paredes institucionais, com um certo custo em razão da cultura institucional ancorada em atividades presenciais. Complexidade: A complexidade para a solução do problema foi, simultaneamente, transversal e cultural. Considerando que a empresa é grande usuária de plataformas de gestão online e acessíveis pela internet, a não condição de se exercitar uma aula presencialmente se configurou como o principal desafio, diante das transformações resultantes do distanciamento social. Método: Para solucionar um problema e, na sequência, identificar oportunidades foram utilizados Diagrama de Ishikawa para a identificação da relação de causa e efeito. A pesquisa aplicada é baseada no livro Metodologia de Trabalhos Práticos e Aplicados de Marcondes, Miguel,
Franklin e Perez (2017).
Descrição
Palavras-chave
metodologia ágil , tecnologia da informação , BPM , BPMS , Diagrama de Ishikawa