Brasil e Japão: caminhos linguísticos sem rotas

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-02-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Zambon, Pedro Augusto
Orientador
Brito, Regina Pires de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bueno, Alexandre Marcelo
Lesser, Jeffrey
Programa
Letras
Resumo
Esta dissertação tem como tema o tratamento da relevância, da presença, do ensino e da diáspora da comunidade de língua portuguesa no Japão, inserindo-se na linha de pesquisa de “Estudos lusófonos, relações culturais, linguísticas e identitárias” do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os objetivos deste estudo são os de mostrar a presença do idioma português no Japão nos tempos atuais; caracterizar o fenômeno da diápora no eixo Brasil-Japão e por fim delimitar as diferenças entre a educação japonesa das escolas públicas e a educação nas escolas brasileiras, com esses objetivos buscamos o real motivo das famílias de imigrantes buscar o método de ensino brasileiro em solo japonês. O referencial teórico principal desde trabalho encontra-se em: BRITO (2016, 2013, 2016b, 2013, 2008 e 2004); HALL (2005, 2020, 2018, 2016); LESSER (2015, 2008, 2001), MARTINS (2004, 2006 e 2011); CHULATA (2019); entre diversos outros. Além da introdução e conclusão, o trabalho se organiza em três capítulos: o primeiro capítulo apresenta a ideia de lusofonia e de identidade; o segundo capítulo traz um levantamento histórico dos diversos contatos da Língua Portuguesa no contexto nipônico; e o terceiro mostra a presença do português em diversas circunstâncias, focalizando o ensino do português naquele contexto. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico e a análise de dados obtido das Embaixadas Brasileira e Portuguesa para localizar os centros de estudos e universidades que possuem em seus cursos o estudo da língua e da cultura lusófona. Constatou-se que apesar de o ensino das escolas brasileiras não ter uma estrutura muito adequada, dendo por vezes informal, os imigrantes buscam essa metodologia pois as escolas públicas japonesas não possuem uma política inclusiva para com os dekassegui brasileiros.
Descrição
Palavras-chave
estudos lusófonos , Brasil , Japão , diáspora do português , ensino de língua portuguesa
Assuntos Scopus
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