Evidências de validade da versão brasileira do inventário Brief Problem Monitor-Parent Form/BPM-P (Breve Monitor de Problemas-Formulário Para Pais)

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2021-08-30
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pires, Rafael Augusto Damasceno
Orientador
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Seabra, Alessandra Gotuzo
Mecca, Tatiana Pontrelli
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
O inventário Brief Problem Monitor - Parent Form (BPM-P/Breve Monitor de Problemas - Formulário para Pais) é uma forma breve do Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes entre 6 e 18 anos (CBCL/6-18), que teve como objetivo monitorar os problemas emocionais/comportamentais em crianças e adolescentes a partir da perspectiva dos pais ou responsáveis. Os objetivos do estudo foram: verificar propriedades psicométricas do inventário BPM-P em português do Brasil, a partir da análise da consistência interna e análise da estrutura fatorial, bem como verificar o poder discriminativo do BPM-P em função de uma amostra clínica composta por crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade (TDAH). O desenho do estudo foi transversal, a amostragem seguiu critérios de conveniência e dividida em dois grupos de cuidadores de crianças e adolescentes na faixa etária de 6-16 anos, matriculados regularmente em escolas públicas e particulares. Distribuição dos grupos: Grupo 1, composto de 793 pais ou cuidadores de crianças sem queixas de problemas emocionais e comportamentais; Grupo 2: pais ou cuidadores de 26 crianças com diagnóstico de TDAH. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes entre 6 e 18 anos (CBCL/6-18) e as Escalas de Inteligência Wechsler para Crianças - 3ª e 4ª edições (WISC-III/ WISC-IV). Os itens do BPM-P foram extraídos a partir do CBCL/6-18. Para verificar a consistência interna dos itens das escalas do BPM-P foram utilizados os coeficientes Alfa e Ômega. Foram observados indicadores satisfatórios de Alfa e Ômega para todas as escalas do BPM-P (valores entre 0,68 e 0,81). Para os fatores de primeira ordem, foram encontradas correlações entre Problemas de Atenção e Problemas Externalizantes (r = 0,63, p < 0,001) e entre Problemas Internalizantes e os outros dois fatores de primeira ordem (r = 0,38, p < 0,001; r = 0,40, p < 0,001). O poder discriminativo do BPM-P entre o grupo típico e o grupo TDAH foi avaliado a partir de regressão logística binária, indicando poder discriminativo de 76% (Modelo 1) e 78% (Modelo 2). A validade de construto foi avaliada com teste t para comparar diferenças entre médias nos fatores do BPM-P a partir de sexo dos participantes, assim como para os grupos típico e TDAH. Foram observadas diferenças de sexo (meninos pontuando mais que as meninas) para a maioria das escalas (Problemas Totais d = 0,21; Problemas Externalizantes e de Atenção d = 0,25). Através da análise fatorial confirmatória, verificou-se a adequação do modelo de três fatores (Problemas Internalizantes, Externalizantes e de Atenção) na amostra brasileira. De acordo com as evidências de validade encontradas o BPM-P pode ser usado em contexto de pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
problemas emocionais e comportamentais , Brief Problem Monitor- Parent Form , evidências de validade
Assuntos Scopus
Citação