A reestruturação de uma empresa familiar do varejo de carne por meio da inovação de processos

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Tipo
Dissertação
Data
2022-02-10
Autores
Battaglini, Alexandre Primo
Orientador
Franklin, Marcos Antonio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ghobril, Alexandre Nabil
Prieto, Vanderli Correia
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
O objetivo deste estudo foi o de propor alternativas de soluções para o problema de queda de vendas e seus impactos negativos na rentabilidade e no fluxo de caixa de uma empresa familiar, de médio porte, que atua no segmento de varejo de carnes. Com a adoção das inovações propostas, planejou-se estruturar a organização para a diversificação por meio de canais digitais, reduzindo a dependência da receita das lojas físicas. Assim, inovou-se no modelo de gestão sob os âmbitos de estrutura organizacional, procedimentos internos, controle financeiro e diversificação de novos canais. As alternativas propostas para solução do problema, permearam inovação organizacional e de processos de forma incremental, compreendendo a divisão e formalização de áreas departamentais e linhas de subordinação expressas por meio de organograma; introdução do formato demonstração de resultado do exercício, priorização, formalização e padronização de procedimentos internos que oferecem maior risco ao negócio, e diversificação de canais por meio do serviço delivery, realizado por uma central de vendas criada, mediante o aplicativo whatsapp. Sobre a complexidade, desde o início da intervenção, por ser uma empresa familiar, percebeu-se um apego ao formato de gestão utilizado pelos sócios-fundadores, associando conhecimento do segmento em que atuam a um elo entre os princípios e valores da família. A equipe gerencial formada por tempo dedicado ao negócio e não necessariamente por seu desempenho em funções anteriores, demonstrou abertura e intenção de colocar em prática novos processos que viabilizassem uma mudança significativa e que colocasse a empresa à frente de seus concorrentes em seu segmento e, para tanto, informações internas estariam disponíveis. O envolvimento dos membros da equipe foi autorizado, entretanto, em função do problema enfrentado, os investimentos necessários deveriam ser validados e aprovados pela sócia-fundadora. Diversas iniciativas foram implementadas, sendo o organograma criado e formalizado. Os sócios-proprietários passaram a ter cargos definidos em áreas departamentais delimitadas, foi instituída uma reunião mensal, incluindo diretores e gerentes em que foram apresentados e discutidos os indicadores financeiros disponibilizados pela DRE - Demonstração do Resultado do Exercício, resultante de outra iniciativa de inovação. Maior foco foi colocado para entender as necessidades dos clientes, mediante metodologias de pesquisa qualitativa e quantitativa aplicadas de forma recorrente e foram compartilhados e discutidos artigos e informações acerca de tendências de consumo sobre o segmento de carnes. Foi criado o serviço Delivery, apresentando aumentos de novos clientes e ampliando a área de atuação. Foram iniciados o marketing digital, por meio de mídias sociais; a padronização de procedimentos e foram aplicados dois treinamentos, sobre normas ANVISA e formação de líderes. A continuidade do acompanhamento do plano de ações será feita pelo Balanced Score Card. Baseada na metodologia para trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), utilizaram-se também dados secundários para análise setorial e de mercado, com pesquisas qualitativa e quantitativa. Para a qualitativa, adotou-se a técnica de entrevistas, com funcionários e gestores. Já, para a quantitativa, foi aplicada, aos clientes, por intermédio do survey.
Descrição
Palavras-chave
inovação em processo , inovação organizacional , canais digitais , varejo de carnes , empresa familiar
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