Professoras experientes: reflexões sobre a formação docente a partir de cartas
Tipo
Tese
Data de publicação
2022-02-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pineda, Thatiana Francelino Guedes
Orientador
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Aparício, Ana Silvia Moço
Souza Neto, João Clemente de
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Aparício, Ana Silvia Moço
Souza Neto, João Clemente de
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como professoras polivalentes se caracterizam experientes, refletindo assim sobre a formação docente a partir das narrativas escritas em cartas. As participantes da pesquisa são professoras polivalentes, atuantes na educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental, de escolas públicas e/ou particulares da região metropolitana de São Paulo. Os problemas e hipóteses desta tese investigam como essas professoras se assumem experientes e quais os motivos que as levaram a se caracterizar dessa forma. Compreendemos que as professoras passam por um processo cíclico, de que, quando iniciantes buscam ser experientes até o momento em que se assumem dessa forma, mas ao lidar com novos desafios, reiniciam o processo não perdendo suas experiências anteriores. Diante disso, foi necessário ampliar a investigação sobre como elas percebem a valorização e a desvalorização do professor experiente pela sociedade e se, essa percepção, interfere na identidade docente delas e as fazem buscar pela formação para a composição da experiência. Para resolver os problemas propostos, as escolhas metodológicas abarcaram três etapas a partir dos respectivos instrumentos para coleta de dados: 1) aplicação de questionário inicial de caracterização das professoras participantes; 2) escrita de cartas para serem trocadas entre elas e; 3) cartas-entrevistas para o diálogo entre professoras e pesquisadoras a partir das considerações feitas nas etapas anteriores. Nas etapas 2 e 3, as professoras tiveram acesso aos roteiros pré-estabelecidos com orientações de participação e, a partir da análise de narrativas, os dados foram interpretados. O estudo recorreu ao aporte teórico dos campos da Educação, considerando a formação integral do professor por suas vivências no exercício docente. Para a ampliação do tema e dos conceitos de experiência e formação docente, foram tomados como referência Dewey (1978); Mizukami et al. (2002); Vaillant e Marcelo (2012) e; Darling-Hammond e Bransford (2019). Outros autores também foram estudados envolvendo as cartas e as narrativas como Peres e Alves (2009) e; Coelho (2011). Os resultados apontaram que as professoras se assumem experientes a partir do momento que se veem munidas de vivências pessoais e profissionais que promoveram transformações da profissional que era no início da carreira para o momento atual, impactando principalmente nos seus alunos. As análises apontaram também os motivos mais presentes para elas se caracterizarem como experientes, que as professoras percebem a valorização e a desvalorização do profissional pela sociedade, contudo pelas suas experiências, o impacto na sua identidade é menor e motiva a buscar pela formação, essa por sua vez, apresenta características diferenciadas de quando era novata. Além desses resultados, as cartas apontaram a relevância do uso delas na pesquisa e apresentaram contribuições sobre o período de pandemia pela Covid-19.
Descrição
Palavras-chave
professor experiente , professor polivalente , formação docente , cartas , narrativas