Cultura universitária e docência: impactos da pandemia da Covid-19

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2021-12-13
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Oliveira, Gabriel Henrique de
Orientador
Vieira, Marili Moreira da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lopes, Ana Lúcia de Souza
Diniz, Maria Aparecida Campos
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa, qualitativa e exploratória, tem como objetivo identificar a cultura universitária que se materializa na concepção e no exercício da docência, bem como compreender de que modo a cultura universitária e a concepção de docência foram impactados pela experiência vivenciada durante o ensino remoto emergencial impulsionado pela pandemia da Covid-19. Para tanto, utilizamos os estudos de Escolano Benito, Forquin, Dominique Julia, Viñao Frago e Pérez Gómez, para discorrer sobre cultura escolar, e, com o olhar voltado para a universidade, utilizamos os estudos de Minogue, Anastasiou, Pimenta, Wanderley, Zabalza e Vasconcelos. A partir da análise das entrevistas narrativas, realizadas com cinco professores das ciências exatas (engenharia e computação), pudemos constatar que a pandemia ocasionou impactos na concepção de docência dos professores universitários e nos processos de mudanças e inovação, os quais poderão interferir dialeticamente na cultura universitária, dependendo de sua continuidade ou exclusão por ocasião da volta integral ao ensino presencial.
Descrição
Palavras-chave
cultura universitária , cultura escolar , docência universitária , universidade , pandemia da Covid-19
Assuntos Scopus
Citação