Gestão de recursos humanos em prol de trabalhadores mais velhos nas empresas

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2021-12-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Patrícia Conceição dos
Orientador
Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Helal, Diogo Henrique
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A população brasileira está em processo de rápido envelhecimento, e os trabalhadores mais velhos (acima de 50 anos) enfrentam dificuldades para se empregar ou manter seus atuais empregos. A literatura acadêmica sobre práticas de RH voltadas aos trabalhadores mais velhos é escassa. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as práticas de RH adotadas pelas empresas para contratar e manter trabalhadores mais velhos. Optamos pela pesquisa qualitativa interpretativa básica, e realizamos onze entrevistas em profundidade com gestores de RH de grandes empresas. A necessidade de atender ao crescente número de consumidores mais velhos é a razão que leva as empresas a implantar programas de contratação de trabalhadores a partir de 50 anos, para cargos de atendentes de telemarketing, atendimento aos clientes em lojas, e como estagiários seniores. Na avaliação dos gestores, tais programas apresentam resultados positivos para as empresas, como baixa rotatividade dos trabalhadores mais velhos e melhores índices de satisfação dos clientes. A oferta de trabalho para esses profissionais tende a ser reduzida, devido aos estereótipos negativos a eles atribuídos, e pela necessidade de se manterem atualizados. Os trabalhadores que não se empenham para desenvolver sua aprendizagem ao longo da vida, visando atender às exigências do mercado de trabalho, são percebidos pelos gestores como acomodados, com falta de autoconfiança e resistentes à mudança. Por outro lado, as empresas não desenvolvem estratégias de treinamento e desenvolvimento para seu quadro de trabalhadores mais velhos. Esta pesquisa contribui para a literatura acadêmica com os resultados de programas das empresas para contratar trabalhadores mais velhos. Contribui também com as organizações, porque ao demonstrar os resultados positivos desses programas, que são a melhora na satisfação dos consumidores mais velhos e o baixo índice de rotatividade do grupo de trabalhadores mais velhos nas empresas que adotam esta prática de RH, poderá estimular outras empresas a desenvolverem programas da mesma natureza.
Descrição
Palavras-chave
trabalhadores mais velhos , práticas de recursos humanos , aprendizagem ao longo da vida , envelhecimento do mercado consumidor , envelhecimento do mercado de trabalho
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